sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O pensar antes de agir na escola


‘Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar’
“Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: consciência critica, pensar antes de reagir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, responsabilidade social.”

O trecho acima faz parte do livro Pais Brilhantes - Professores Fascinantes do Augusto Cury, sei que muitas pessoas já leram e aos poucos tentam aplicar algumas sugestões nele contida.
Trabalhar com os alunos valores tão nobres, nem sempre é fácil, eles estão em outra freqüência, vivendo experiências diversas, aprendendo com o mundo virtual. Tudo muito diferente de responsabilidade social, pensar antes de agir, fidelidade.
Casos de Bullying, Cyberbullying, morte são exemplos de um desequilíbrio latente nos jovens, chegou o momento de tentar entender o que se passa, cuidando das crianças e adolescentes como um ser integral (corpo e mente). Realizar um trabalho em conjunto pais e escola, falando a mesma lingua é essencial neste momento.

"Mente sã, corpo são."

Cinthia Souza
Terapeuta e Pedagoga

Cinesiologia Aplicada - saúde e bem estar

Cinesiologia Aplicada é a técnica mais indicada para interagir com outras práticas terapêuticas, uma vez que identifica onde começa o estresse (desequilíbrio) e como corrigir de forma individual, considerando o sistema integrado multidimensional contido no cliente.
ATENDIMENTO
Se você deseja receber os benefícios incríveis desta técnica e conhecer tudo o que ela pode proporcionar, agende seu horário no Atman Espaço Vivencial (11 5572.2660) para atendimento de:
 Autoprojeção Quântica;
 Cinesiologia Aplicada;
 Ortomolecular;
 Florais.
Cada pessoa metaboliza alimentos, emoções, pensamentos, perdas de uma forma, traz em si uma atitude, que é a mesma nos âmbitos emocional, mental, profissional e fisiológico. No atendimento o estresse é desativado em sua causa, assim como o mecanismo gatilho. O corpo é desintoxicado não só bioquimicamente, mas também a nível mental (crenças limitantes), emocional (cargas emocionais represadas), energético e fisiológico. A suplementação, reprogramação com renovação da memória celular projetam à realidade natural e desejada nos níveis físico, sutil e material e garantem a permanência dos resultados.

Adriana Mangabeira
Terapia Integrativa
www.ser-quantico.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Terapia do Bem e o Bullying

"Agressão pode provocar traumas permanentes", diz especialista.

Quando feito de apelidos e piadinhas, o bullying pode até parecer uma brincadeira. Mas suas conseqüências não são. Segundo a pesquisadora Cleo Fante, ex-presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar (Cemeobes), se mal resolvido, o bullying pode deixar marcas para o resto da vida – tanto nos que o praticam quanto naqueles que dele são vítimas. “É um equívoco dizer que o bullying é uma brincadeira e que os alunos o superam sozinhos. Estamos falando de uma forma de violência deliberada”, diz. Mergulhada há cerca de dez anos no tema, Cleo é co-autora do livro Bullying: Perguntas e Respostas e autora de Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz, recém-adotado pela Secretaria da Educação de São Paulo como manual para a rede estadual paulista. Confira a seguir a entrevista com a especialista.

Artigo disponível no site: http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/ping.shtml

Caso seu filho, irmão, primo, qualquer pessoa que conheça sofreu ou
sofre Bullying ou Cyberbullying procure ajuda de um profissional.

Terapia do Bem com Cristais Radiônicos

È vivenciando experiências positivas na infância que a criança consegue subsídios para se desenvolver de maneira saudável e feliz. Quando isto não acontece gera um desequilíbrio emocional e energético, é importante cuidar da criança de forma integral mente - corpo – emocional.
Meu trabalho traz para o universo infantil a possibilidade de restabelecer o equilíbrio interior, e amenizar traumas vividos.
A Auriculoterapia Quântica utiliza cristais programados via Radiônica para gerar harmonia e saúde sem causar dor, liberando o fluxo da energia vital no organismo para tratar a saúde interna e externa. Não há contra-indicações, nem efeitos colaterais.

Indicada para tratar casos de: ansiedade, agressividade, apatia, insônia, estresse, bulimia, depressão, obesidade, déficit de atenção. Traumas em vitimas de Bullying ou Cyberbyllying, separação dos pais, morte de alguém próximo. Entre outros....

"Mente sã, corpo são."
Cinthia Souza
Terapeuta e Pedagoga

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Crescimento Saudável com Terapia Integrativa

Por que algumas crianças crescem mais do que outras?
O crescimento, na verdade, não depende de um fator só. Ele é multifatorial: a questão nutricional e doenças, por exemplo, o influenciam. Mas, sem sombra de dúvida, o fator genético é preponderante. Se a criança não tem doença nenhuma, se as condições são boas, não são adversas, o fator genético é o que mais conta.

Quando é preciso se preocupar?
O pediatra tem uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento: a curva de crescimento. No momento em que ele percebe que essa curva está em decaimento – ou seja, a criança se desenvolvia num determinado nível de crescimento, e ele cai –, o médico já deve se preocupar. Em seguida, deve pedir algum apoio laboratorial ou encaminhar o paciente para consulta com especialista. Se diminui a velocidade de crescimento, é preciso ver o que está acontecendo.

Há uma idade ideal para diagnosticar o distúrbio de crescimento?
Não necessariamente, já que o problema pode ocorrer desde o início da vida. Mas é importante ressaltar o caso de pais que chegam ao consultório com uma criança de 12 ou 13 anos dizendo: “Estou preocupado com o crescimento do meu filho”. O problema é que o tempo já passou. Essas crianças precisam ser vistas pelo especialista o mais cedo possível, antes do “estirão pubertário”. O que posso dizer é que quanto mais cedo, melhor.

É comum que muitos pais nem percebam que há algo errado com a criança? Por quê?
É difícil dizer. Depende de como a família encara o assunto. Quando a criança começa a frequentar a escola, ela mesma cobra os pais, dizendo: “Eu sou menor que meus amiguinhos”. Depois, vêm as cobranças de pessoas próximas, como avós e tios, e também as regras externas, como as normas de parques de diversão, que não aceitam em seus brinquedos crianças abaixo de determinada altura. O que é difícil é conscientizar a família acerca do distúrbio do crescimento, em qualquer camada social.

Todos os problemas de crescimento precisam ser tratados com hormônio de crescimento?
Na verdade, isso acaba como uma via comum no consultório do endocrinologista pediatra. E nem sempre o problema é endocrinológico. Existem algumas situações importantes: as infecções crônicas, como a infecção urinária crônica, problemas pulmonares crônicos, diarréia crônica. Às vezes, a criança fica sendo tratada com hormônio do crescimento quando, na verdade, o problema é outro. O importante é tratar a doença de base: não adianta ficar dando hormônio.

O hormônio do crescimento sempre adianta?
Se você fizer um diagnóstico preciso, sim. Crianças com déficit do hormônio do crescimento, idade óssea atrasada ou curva em decaimento, diferente do padrão genético da família, podem ser tratadas – e com elas você obtém um resultado excelente. Existe um leque grande de situações que, uma vez diagnosticadas e tratadas, respondem muito bem ao hormônio de crescimento. Mas essa coisa de dizer: “Está tratando e está crescendo” não é sempre correta. É preciso entender que a criança também cresce sem tomar nada. Crescer é normal.

O hormônio do crescimento apresenta efeitos colaterais?
Não existe remédio sem efeito colateral. Hormônio de crescimento também tem as suas situações, porque ele é um estimulador de fator de crescimento. Ou seja: uma doença que iria aparecer daqui a dois anos, aparece antes. Por exemplo, o diabetes. Um outro fator é que alguns estudos dizem que ele é produtor de tumores. Então, é preciso tomar cuidado, porque, às vezes, o tumor já existe. Na hora do crescimento rápido aparece tudo, até a escoliose. Todas essas situações precisam ser muito bem acompanhadas - e de perto.

Você acredita que o tratamento para crescimento pode mudar a perspectiva de vida de uma criança?
Sem dúvida. Existe uma situação extremamente importante que é a auto-imagem. A criança precisa se gostar. E ela está em uma fase em que está reforçando a formação da sua personalidade. Há muitos desvios de personalidade, mas você pode contornar isso perfeitamente bem se a pessoa cresce em um ambiente saudável, com influências saudáveis. Então, o fato de a criança se sentir diminuída diante dos amiguinhos pode deteriorar a auto-imagem dela. Isso é muito ruim em termos de perspectivas e de desenvolvimento de uma criança.

Como trabalhar com as crianças que serão baixas?
Eu costumo dizer que o pequeno também é bonito, desde que seja normal. Do outro lado, ter uma altura muito elevada cobra um preço, já que é preciso ter uma estrutura bonita e uma postura apresentável. O que é importante transmitir para as crianças é que, tendo uma altura normal, a coisa mais importante é a maneira como você se apresenta. Ninguém se contenta com a altura média: 1,62 m para a mulher e 1,75 m para homem: a menina sonha em ser modelo e os meninos querem ser jogadores de basquete. Tudo depende do sonho de cada um, e esse sonho é a perspectiva de vida da criança. Por isso, é preciso trabalhar com cuidado e carinho para eles mudarem suas perspectivas em termos de projeção de profissão no futuro. Sempre lembrando que não é verdade que a altura garante algum sucesso ou status social. O importante é ser normal.

E sobre aqueles esportes que deixam as pessoas “baixinhas”, como ginástica olímpica. Isso é verdade?
Não é verdade que ginástica olímpica deixa as pessoas mais baixas e nem que o basquete aumenta o tamanho. Ninguém vai jogar basquete para ficar com 2 metros: ela vai jogar basquete porque ele já tem 2 metros. A única contra-indicação em matéria de exercício físico é a musculação, tanto para a criança quanto para o adolescente. Isso é absolutamente contra-indicado. Você tem um aumento de massa muscular que não é correspondente ao aumento da massa óssea. Dependendo do tipo de exercício que você faz, pode até ter pequenas deformidades ósseas. Não estou falando da fisioterapia, pesinhos de 1 ou 2 kg. De resto, nós temos que estimular as crianças a fazerem exercícios físicos de pelo menos uma hora por dia, a vida inteira. A melhor coisa que existe é criança correndo atrás de bola.

Adultos também podem crescer?
Se crescer, corra, porque pode ter alguma coisa ruim por trás disso. O adulto fechou a cartilagem de crescimento, ele não tem mais como crescer em comprimento. Então ele cresce pelas extremidades: mão grande, pé grande, queixo grande, nariz grande, orelha grande. Os adultos que não se atrevam a mexer na estatura. Sempre que você falar de altura e de puberdade, você tem que falar de idade óssea. A idade óssea fechou, acabou o crescimento. Na menina ela fecha entre 15 e 16 anos e no menino, entre 17 e 18 anos.


http://veja.abril.com.br/especiais_online/crescimento-saudavel/nuvarte.shtml

"Mente sã, corpo são."
Cinthia Souza
Terapeuta e Pedagoga
Celular: 6893 9963
Maiores informações: http://conhecerpoder.blogspot.com/

Terapia do Bem com Cristais Radiônicos

Caso clínico – 23 anos
Atendimento em ambulatório de acupuntura de escola. Cliente veio com a queixa de perda de proteínas pela urina. Foi atendido pelo professor e alunos, com protocolo de acupuntura sistêmica com agulhas. Fui orientada a formular um protocolo para queixas psíquicas. Solicitei ao cliente que mentalizasse uma questão emocional que o afligia. Ele relatou que achava que tinha um ego muito forte, ou seja, que era vaidosos e orgulhosos, e isso ia contra os preceitos de sua orientação religiosa. Enquanto fazia referencia a essa queixa, fui utilizando os cristais em triângulo cibernético + pontos de baço-pâncreas+fígado+pontos de acordo com intuição no momento. Após 5 minutos, voltei para a maca desse cliente, perguntando se ele se lembrava do que o afligia: a resposta foi um sonoro NÃO! E concluiu: é tão rápido assim? O cliente foi embora com os pontos. Acompanhamento de resultados somente na escola.

Depoimento no livro A Terapia do Bem

"Mente sã, corpo são."
Cinthia Souza
Terapeuta e Pedagoga
Celular: 6893 9963

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conheça mais sobre Cinesiologia Aplicada

Cinesiologia Aplicada é a técnica mais indicada para interagir com outras práticas terapêuticas, uma vez que identifica onde começa o estresse (desequilíbrio) e como corrigir de forma individual, considerando o sistema integrado multidimensional contido no cliente.
ATENDIMENTO
Se você deseja receber os benefícios incríveis desta técnica e conhecer tudo o que ela pode proporcionar, agende seu horário com o Atman Espaço Vivencial (11 5572.2660) para atendimento de:
 Autoprojeção Quântica;
 Cinesiologia Aplicada;
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 Florais.
Cada um metaboliza alimentos, emoções, pensamentos, perdas de uma forma, traz em si uma atitude, que é a mesma nos âmbitos emocional, mental, profissional e fisiológico. No atendimento o estresse é desativado em sua causa, assim como o mecanismo gatilho. O corpo é desintoxicado não só bioquimicamente, mas também a nível mental (crenças limitantes), emocional (cargas emocionais represadas), energético e fisiológico. A suplementação, reprogramação com renovação da memória celular projetam à realidade natural e desejada nos níveis físico, sutil e material e garantem a permanência dos resultados. www.ser-quantico.com

CURSOS
Público alvo: Terapeutas, profissionais de saúde, esteticistas, pessoas em autodesenvolvimento e quaisquer que desejem otimizar seus resultados profissionais.
SE VOCÊ TRABALHA COM SAÚDE, CURA OU ESTÉTICA, CONHEÇA:
100% DE SUCESSO PARA TERAPEUTAS, ANAMNESES RÁPIDAS E PRECISAS, DESATIVAÇÃO DE CRENÇAS LIMITANTES, CARGAS EMOCIONAIS E SINTOMAS NA CAUSA, NO START, NO GATILHO DO ESTRESSE.
Aprenda a técnica mais indicada para interagir com outras práticas terapêuticas. Além de uma anamnese precisa, pois é uma leitura biopsicodinâmica do corpo (integrando todos os aspectos que geram os sintomas), a técnica promove a correção a partir de toques ou manejos em acupontos. A consequência é acelerar os fluxos para recuperação da saúde e desativar estresse e reatividades que geram os sintomas, doenças, ansiedades e a dor.
O Curso permite aplicação imediata profissional ou autodesativação de estresse. Cada profissional pode agregar este diferencial às suas técnicas, potencializando resultados.

Curso de Introdução ao Teste Muscular
 O tônus muscular como biofeedback do corpo integral (físico, mental, emocional e energético);
 Teste muscular - checagem que otimiza anamneses e potencializa resultados e performance de quaisquer outros tratamentos;
 Acupontos básicos de relaxamento, restabelecimento de fluxo energético, aceleração de fluxo e integração dos hemisférios cerebrais;
 Prática.
Apenas R$ 60,00 poucas vagas.
13/10 SP 19-22h no Atman Espaço Vivencial (São Paulo - SP)


Workshop completo de Cinesiologia Aplicada e Autodesativação de Estresse
Conteúdo composto de Teoria e Prática, todas as informações (conteúdo programático, objetivo) acesse: http://www.atmam.com/
Carga horária: 16h
15 e 16/10/2011: Atman Espaço Vivencial (São Paulo - SP)
Investimento: R$ 750,00
Inscrições com pagamento até 08/10: R$ 600,00 ou 2 x 330,00 ou 3 x 240,

Yoga na Educação

Ao se falar em yoga na educação, o primeiro questionamento é porque inserir o yoga na educação infantil, que atende a crianças tão pequenas ? O que crianças de 2 a 6 anos podem realizar de produtivo ? Tais dúvidas podem ser respondidas com outra pergunta: Porque não ??
E a razão é muito simples: se a criança pode ir para a escola, passar um período de seu dia aos cuidados dos professores, dividindo espaço com outras crianças, aprendendo que para tudo tem um momento (hora do lanche, do descanso, da tarefa, da brincadeira, etc), que os brinquedos são de todos e inúmeros outros aprendizados muitas vezes difíceis para os pequenos, o yoga me parece algo muito natural.
Nossa sociedade anda saturada não só de gordura trans, mas de excesso de estímulos.Muita informação, muito barulho, muita poluição visual, tudo muito,muito e mais um pouco. Como resultado, estamos oferecendo as nossas crianças este excesso, e por vezes, esquecemos de criar momentos de descanso, quietude e acalanto. Não priorizamos em nossa tumultuada agenda, um tempo para contar estórias, cantar canções de ninar, e brincar com coisas que não precise ligar na tomada.
O curioso, é que isto é que realmente preenche o coraçãozinho das nossas fofuras, e acredite, você não fica mais cansado porque cantou uma canção de ninar. Você se renova, pois seu relacionamento com seu filho evolui no caminho da harmonia.
Neste aspecto o yoga contribui bastante, ao disponibilizar estas vivências para as crianças dentro da escola, local de grandes desafios para elas. O maravilhoso disto, é o fato que os pequenos se tornam multiplicadores desta experiência, e passam a reunir a família para fazer yoga. Papais, mamães, vovôs e vovós, irmãos e irmãs (até as bonecas!), cantaram, respiraram, mexeram o corpo, foram acalentados, deram muita risada e se emocionaram ao ver sua pequena criança brilhando como uma estrela. Ouvi relatos como este inúmeras vezes. Hoje, já consigo sentir, pois o sorriso dos pais ao deixar o filho na escola, e o olhar gentil que me dão conta tudo.
É por tudo isso, e muito mais, que acredito no yoga na educação infantil. Estamos plantando a semente do bem. A boa notícia, é que a colheita começa hoje e nunca termina.

Rachel Monteiro dá aulas de yoga no Colégio Santissimo Senhor, aos pequeninos da educação infantil, há 3 anos e meio.Também é professora de música nas turmas de primeiro ano (fundamental), onde ainda utiliza os recursos do yoga, especialmente no que se refere a respiração. As crianças continuam pedindo para serem acalentadas.