quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conhecer é Poder - Dicas de redação para concurso

Para quem está se preparando para prestar um concurso público, é preciso atenção para as provas de redação. Cada empresa organizadora adota critérios diferentes de correção, por isso os candidatos devem produzir textos que possuam elegância textual.

Uma boa redação precisa inicialmente, ser objetiva, ter clareza e correta, com a aplicação de normas padronizadas. Com esses conhecimentos o candidato deve fazer uso de argumentos convincentes em seu texto, com boa fundamentação e progressão do tema, além de apresentar uma sequência lógica de seu pensamento.

Especialistas na área dão algumas dicas para a elaboração de uma boa prova discursiva de concursos públicos:

Se a prova pedir um texto de 20 a 30 linhas, não elabore a redação em apenas três parágrafos, pois todo texto precisa de um desenvolvimento do tema.

Quando for fazer a introdução não faça apenas uma linha, pois é inaceitável. Não comece o primeiro parágrafo da redação com as expressões: “é alarmante”, “é indiscutível” ou “é incontestável”. Essas expressões indicam amadorismo. Procure começar sua redação com um substantivo.

Escreva com o uso da norma culta, não fazendo uso de coloquialismos. Não faça parágrafos muito longos, com mais de 15 linhas. Faça um bom uso dos elementos coesivos, que são as conjunções, pronomes, pontuação correta e advérbios, para que facilitem a compreensão pelo leitor.

Por Selma Isis

Artigo disponível no site Novos Concursos