quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cursos à distância: uma opção a mais para sua formação

Capacitar continuamente é essencial para a carreira do professor. Para viabilizar esse processo de crescimento, além de cursos presenciais, o ensino à distância pode ser uma valiosa ferramenta. Muitos professores ainda não estão familiarizados com os recursos tecnológicos, a cultura do EAD ainda não conseguiu convercer a todos, alguns professores dão menos credibilidade a este tipo de formação.
Ao verificar que o EAD não vem para substituir o presencial, mas para ser usado como mais uma opção, uma ferramenta a mais, o professor acaba mudando de opinião. No entanto, è preciso respeitar e conhecer o perfil de cada um, existem pessoas que não se sentem bem usando a tecnologia.
Apesar de ainda enfrentar resistência, não há como negar as inúmeras vantagens do aprendizado à distância: flexibilidade e personalização na relação de aprendizagem, acesso a um número maior de pessoas, trocas de informações, cultura e experiências entre indivíduos distantes e a disponibilidade de uso quando se tem os recursos necessários, ou seja, o curso está disponível 24 horas do dia para ser acessado, se adequando com a agenda do aluno, oferece a possibilidade de estudo em qualquer lugar, se o aluno for viajar não tem problema, do computador pode acessar o material de estudo.
Então para aqueles que estão:
Buscando aprimoramento profissional;
Precisando de certificado para atividades acadêmicas;
Ou simplesmente procurando um curso para fazer,
Uma das soluções é investir no aprendizado à distância, lembre – se CONHECER É PODER, estar sempre em formação se atualizando é importante para o crescimento pessoal e profissional de todos.

Por Cinthia Souza

Encontro de estudos filosóficos

A PUC promove entre os dias 22 e 24/06, das 9 às 18h, o 1º Encontro de estudos das origens da Filosofia contemporânea. O evento, promovido pelo
Pós em Filosofia, se realiza no auditório “Ricardo Sayeg” (sala 100-A, 1º andar, prédio novo). O objetivo do encontro é discutir as origens da filosofia contemporânea.
Resumo da programação
Dia 22/6
9h – Abertura
9h30 – Mesa de Conferências
Conferência: John Stuart Mill: Anti-idealismo e Realismo Semântico
Conferência: Franz Brentano e os Entes de Razão
15h – Mesa de Comunicações
Comunicação: O conceito bretaniano de verdade como evidência e a interpretação psicologista da noção de adaequatio rei et intellectus
Comunicação: A crítica de Heinrich Rickert à teoria da significação das investigações lógicas de Husserl
Comunicação: O método da análise lógica e a impossibilidade do discurso metafísico segundo Rudolf Carnap
Comunicação: A crise das ciências de Edmund Husserl
Dia 23/6
9h – Mesa de Conferências
Conferência: O neokantismo na filosofia contemporânea
Conferência: As origens do anti-historicismo em filosofia
15h – Mesa de Comunicações
Comunicação: A motivação de razão nas Ideen II
Comunicação: Da psicologia empírica de Brentano à psicologia fenomenológica de Husserl
Comunicação: A exposição metafísica do conceito de tempo
Comunicação: O conceito de valor de verdade na obra de Frege
Dia 24/6
9h – Mesa de Conferências
Conferência: Psicologismo transcendental e psicologia fenomenológica
Conferência: As relações entre pensamento e linguagem na ánalise fenomenológica da significação
15h – Mesa de Comunicações
Comunicação: O caráter indeterminado no problema da unidade do homem
Comunicação: A relação entre a qualidade e a matéria de um ato
Comunicação: John Stuart Mill e a significação das proposições

Informações obtidas no site da PUC

Cinthia Souza

Agenda filosófica


Olá colegas,
Minhas últimas dicas foram sobre eventos na área pedagógica, hoje vou inovar.
Para os admiradores da filosofia, minha dica é:
Café filosófico com Carlos Arthur Nascimento
O professor Carlos Arthur Nascimento (Depto. Filosofia) participa
do Café Filosófico, dia 28/6, às 17h. O tema do encontro é Fé e razão
na Suma Teológica de Tomás de Aquino; o evento se realiza na
rua Boa Vista, 365.
Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail maritain@maritain.org.br.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Congresso Aprender Criança 2010

Confira alguns dos temas que serão abordados no Congresso:

Alfabetização fônica ou abordagem construtivista, qual é mais compatível com o cérebro?
O que a Ciência tem a dizer sobre como ensinar crianças e adolescentes com TDAH? Dislexia: mitos e fatos
Fatores preditivos de baixo e alto desempenho em Matemática
Educação Baseada em Evidências Científicas
Neurônios Espelho: imitando se aprende
O Cérebro e a Educação Física: exercitando se aprende
Resiliência: desenvolvendo habilidades através da Educação
Estratégias eficientes de estímulo à leitura na infância e adolescência
Educando na Era Digital, e muito mais.


Conhecer é poder, então aqui vai minha dica,
quem estiver interessado as inscrições podem ser feitas
diretamente no site: www.congressoaprendercriança.com.br

Cinthia Souza

Palestra na Sociedade Pestalozzi

VIII ANO DE PALESTRAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL “Atendimento à diversidade – paradigma de suportes: do clínico ao educacional”

Objetivo: proporcionar informações e discussões sobre os aspectos voltados ao diagnóstico e ao atendimento educacional especializado na área da deficiência intelectual.

Público: Profissionais da área da Saúde e da Educação
Carga Horária: 16 horas
Horário: 08h00 às 17h00
Datas: 20 e 21/08/2010 (sexta e sábado)

Evento: Gratuito

Conteúdo Programático Avaliação (diagnóstica: instrumentalização e protocolos; pedagógica: processual e sondagem) e Atendimento Educacional Especializado (aspectos legais, operacionais e de diretrizes do atendimento educacional especializado)

Docente: Profissionais da Pestalozzi de São Paulo
Vagas limitadas
Obs.: Haverá envio de certificado de participação no evento, via e-mail.

Local de Realização e Informações:
Sociedade Pestalozzi de São Paulo
Av. Morvan Dias de Figueiredo, 2801 – Vila Guilherme - São Paulo
Fone: (11) 2905 3045 / 2905 3047 / 2905 3048 - Ramal 240
E-mail: cursos@pestalozzisp.org.br

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aluno: a importância da agenda escolar

Na maioria das instituições de ensino a agenda escolar é de uso obrigatório, usada como instrumento de comunicação com a família do aluno, os pais são orientados a preencher e manter atualizados todos os dados pessoais solicitados na sua página inicial e deve ser utilizada exclusivamente para os fins escolares.
Para os alunos da educação infantil, é ainda mais importante, nela o professor anota todas as informações relevantes ocorridas durante o período de permanência da criança na escola, devendo a agenda ser verificada diariamente pelos responsáveis. Já aos alunos adolescentes é dada maior autonomia, escrevem as atividades de casa e recados na agenda, se tornam responsáveis por ela. Neste caso assumem o compromisso de preservar e cuidar.
O advogado Alessandre Azarias alerta, “muito cuidado com este instrumento de comunicação, ele pode ser usado contra você, nos últimos anos tem aumentado o número de ações contra instituições educacionais e professores, na maioria das vezes as ações são julgadas procedentes, dando ganho de causa para os pais, provando através do conteúdo da agenda escolar os fatos ocorridos com seus filhos, durante a permanência no colégio, entre outras provas permitidas na legislação”
A sugestão dele é que os recados ou comunicados devam ser escritos de forma clara e objetiva com palavras adequadas, evitando emitir opinião pessoal a respeito de ações e comentários de alunos, professores e entre outros envolvidos, elaborando com cuidado o texto a ser escrito. Caso o assunto,seja muito complicado, é mais seguro solicitar a presença dos pais ou responsável e esclarecer de forma verbal, se necessário pedir que assinem um termo tomando ciência do ocorrido, ficando aquele arquivado na ficha do aluno.
Muitas vezes, surge à necessidade de escrever recado urgente, algo que a principio é corriqueiro, porém, nunca sabemos como será visto pelos pais - e como eles entenderão o conteúdo das palavras- principalmente quando o filho cai, machuca-se, briga com o coleguinha, fica aqui o meu recado e do advogado Alessandre Azarias pense bem antes de escrever.
Mais informações alessandreazarias@gmail.com

Cinthia Souza