Na maioria das instituições de ensino a agenda escolar é de uso obrigatório, usada como instrumento de comunicação com a família do aluno, os pais são orientados a preencher e manter atualizados todos os dados pessoais solicitados na sua página inicial e deve ser utilizada exclusivamente para os fins escolares.
Para os alunos da educação infantil, é ainda mais importante, nela o professor anota todas as informações relevantes ocorridas durante o período de permanência da criança na escola, devendo a agenda ser verificada diariamente pelos responsáveis. Já aos alunos adolescentes é dada maior autonomia, escrevem as atividades de casa e recados na agenda, se tornam responsáveis por ela. Neste caso assumem o compromisso de preservar e cuidar.
O advogado Alessandre Azarias alerta, “muito cuidado com este instrumento de comunicação, ele pode ser usado contra você, nos últimos anos tem aumentado o número de ações contra instituições educacionais e professores, na maioria das vezes as ações são julgadas procedentes, dando ganho de causa para os pais, provando através do conteúdo da agenda escolar os fatos ocorridos com seus filhos, durante a permanência no colégio, entre outras provas permitidas na legislação”
A sugestão dele é que os recados ou comunicados devam ser escritos de forma clara e objetiva com palavras adequadas, evitando emitir opinião pessoal a respeito de ações e comentários de alunos, professores e entre outros envolvidos, elaborando com cuidado o texto a ser escrito. Caso o assunto,seja muito complicado, é mais seguro solicitar a presença dos pais ou responsável e esclarecer de forma verbal, se necessário pedir que assinem um termo tomando ciência do ocorrido, ficando aquele arquivado na ficha do aluno.
Muitas vezes, surge à necessidade de escrever recado urgente, algo que a principio é corriqueiro, porém, nunca sabemos como será visto pelos pais - e como eles entenderão o conteúdo das palavras- principalmente quando o filho cai, machuca-se, briga com o coleguinha, fica aqui o meu recado e do advogado Alessandre Azarias pense bem antes de escrever.
Mais informações alessandreazarias@gmail.com
Cinthia Souza