O trabalho que realizo com os alunos da alfabetização sempre me encanta a riqueza envolvida é enorme, todos os anos me surpreendo cada vez mais. Comentar sobre o papel da família no processo de alfabetização é intrigante, são muitos os questionamentos feitos, a importância que a família dar a escola e qual o papel de cada um no processo de aprendizagem das crianças.
Para as pessoas desavisadas a instituição educacional só tem real importância a partir do primeiro ano conhecido também como alfabetização ou pré – escola, as séries iniciais são meramente diversão, brincadeira, muitos não vêem um fundo pedagógico atrás das atividades ali desenvolvidas. Muitos pensam assim sobre a escola e função que cumpre na sociedade, porém será que estamos de fato cumprindo nosso compromisso de orientação e interação com a instituição primeira que é a família.
Muitas instituições promovem a festa do sorvete, da primavera, apresentação de projetos e feiras culturais com o objetivo de promover interação com a família, em alguns momentos esta relação é precária e indevida, estes eventos tem somente o objetivo de promover e divulgar a proposta pedagógica atraindo assim novos alunos. O convite a comunidade surge como recurso para atingir um interesse maior.
Pode – se chamar isto de interação?
E aquelas famosas reuniões de pais, acontecem normalmente duas vezes no semestre em alguns momentos são individuais e outros coletivos, deveria ser de orientação, porém muitas vezes cumprem apenas o papel informativo onde se divulga as notas ou conceitos, o comportamento dos alunos durante as aulas e na escola, apresenta os trabalhos e projetos desenvolvidos.
Pode – se chamar isto de orientação?
Nestes dois momentos cabe principalmente aos mantenedores, representante maior da instituição, depois equipe pedagógica cumprir o que nos é de direito, ou seja, orientar e interagir com a comunidade com propósito pedagógico. Devendo mostrar a importância do nosso trabalho, delimitar o papel de cada um neste processo, enfatizar a responsabilidade educacional de cada um, orientar os pais ou responsáveis qual postura adotar diante das lições dos filhos, o que fazer para melhorar o aprendizado deles, principalmente como auxiliar de forma correta.
Os pais adotam uma postura intrigante em relação ás questões do cotidiano escolar, agem como se fossem professores experientes com total entendimento, chegam a dar sugestões, reclamam dos procedimentos desenvolvidos, interferem na escolha das atividades entre outras coisas. Todo professor já passou alguma vez por esta experiência, no seu intimo surgi perguntas pertinentes quem tem embasamento teórico, prático e experiência em sala de aula, quem se dedica aos alunos, até o presente momento eu (o professor).
A escolha e utilização dos temas abordados nas reuniões com pais e os avisos gerais devem ser feitos com muita cautela, visando auxiliar todos da melhor forma. A família não tem um manual de instrução para seguir com os filhos e muito menos entendimento como lidar com as questões educacionais, ainda existem aqueles que acreditam que a escola deve seguir o mesmo ritmo que tinham quando estudavam, esquecendo que o espaço educacional também se modernizou, evoluiu adaptando - se as mudanças sociais.
Quando se fala em alfabetização a preocupação aumenta, afinal é um processo complexo que exige trabalho e empenho de todos os envolvidos. A participação da família, durante todo esse período, é fundamental de forma alguma eles devem ficar fora desta etapa. È papel da escola orientar permitindo assim que os pais tenham a possibilidade de participar efetivamente da vida escolar dos filhos, segui algumas dicas:
A) Proporcione situações para leitura e escrita, usando textos e livros mais simples, curtos e de fácil entendimento, que tal visitar bibliotecas e livrarias exercite com as crianças a escolha de títulos, descubra suas preferências literárias;
B) Estimule a escrita de textos pela própria criança, confeccionar listas de supermercado, bilhetes, agendas, diários, entre outros;
C) Envie para a professora dificuldades que foram percebidas em casa;
D) Envie para a escola, os textos que você tenha trabalhado com a criança, de forma que ela possa socializar com os colegas e professor;
E) Reveze a leitura com seu filho, leia uma página, trecho de textos ou frases e ele outra;
F) Encontre tempo e disponibilidade para acompanhar as atividades escolares da criança;
G) Os horários para leitura devem ser muito bem planejados a criança precisa de um tempo para descansar e brincar;
H) O local do estudo precisa ser agradável e receptível, nada de barulho (televisão, vídeo game, computador);
I) Papai e mamãe demonstrem interesse e paciência pelas atividades do seu filho, veja e comente o que ele escreveu, ouça o que esta lendo;
J) As sugestões de leitura enviadas pela professora são importantes, leia sempre;
K) Incentive e elogio cada conquista, cada etapa vencida, seu filho merece;
L) Caso surja alguma dúvida, não tenha receio, peça ajuda a professora ou a escola, o importante é participar e desfrutar deste momento com seu filho.
Por Cinthia Souza