quinta-feira, 20 de maio de 2010

Filosofia Descartes x Filme Dúvida

Alguns artigos científicos mostram a necessidade de renovar a filosofia, dando um enfoque diferenciado a esta área, sugerem a união entre o cinema e a filosofia. Existe um mito de que a filosofia trata de temas irrelevantes a vida das pessoas e que nada agrega ao cotidiano delas. Esta mudança pode possibilitar um melhor entendimento dos questionamentos dos pensadores e o que eles buscavam.
O filme Dúvida se passa no Bronx, em 1964, e conta a história do padre Flynn que adota uma postura moderna, tentando acabar com os rígidos costumes da escola, do outro lado a Irmã Aloysius Beauvier diretora que conduz a escola acreditando na força do poder, do medo e da disciplina, estilo totalmente tradicional. A escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller, sua professora a irmã James, suspeita da atenção exagerada que o padre Flynn esta dando a este aluno e conta a irmã Aloysius, que trava um duelo com o padre em busca de certezas e verdades. A dúvida fica em evidência durante todo o filme, contagiando o espectador, sem saber se acredita na freira Aloysius ou no padre Flynn.
A postura de dúvida da á Descartes uma grande liberdade, porque não é preciso acreditar em nada, tudo é possível, a irmã tinha muitas dúvidas, fazendo com que seus conflitos internos não fossem resolvidos, ela estava á procura de certezas e verdades mais até aquele momento, não havia encontrado. As últimas palavras mostra suas incertezas, indo além da questão central do filme, atingindo os dogmas da igreja que a conduziu durante a vida.
Ao perceber a fraqueza dos seus conhecimentos Descartes resolveu desfazer - se de todos, começando assim do zero. Ao contrário do que aconteceu no filme que tudo foi embasado em crenças, hábitos, conceitos do senso comum, em nenhum momento a irmã se colocou no nível do padre, mesmo confirmando ter feito coisas indevidas no seu passado, ela em nenhum momento suspendeu o juízo, suas certezas foram deduzidas o tempo todo não encontrou provas, evidências do abuso.
A irmã Aloysius não usou nenhum critério para encontrar a verdade, para provar suas certezas, ela apenas seguiu sua intuição, experiência, crenças acreditando que com base nisso estaria de uma forma ou outra fazendo o correto. Tinha várias certezas, mas poucas verdades, tudo estava no campo superficial sem comprovação, apenas encontrando a verdade temos a certeza, caso contrário nossas certezas são falsas.

Por Cinthia Souza