Por Marco Benites -
O professor é o agente principal e o mediador central de uma sala de aula. Através de suas ações é orientada a prática pedagógica e dela depende o formato e o modelo da construção do saber discente. O professor mediador concebe suas competências para gerenciar a socialização do conhecimento e alavancar a autonomia e a responsabilidade de cada elemento do processo educacional.
O trabalho em equipe, o desenvolvimento de projetos e a descentralização das ações nas situações de aprendizagem são elementos cruciais na composição do perfil de um professor mediador e comprometido com a transformação da educação, apto a desenvolver um ensino participativo, sintonizado com as práticas pedagógicas contemporâneas.
"A responsabilidade do sentido a ser construído não pode repousar apenas sobre os ombros dos professores" ( PERRENOUD, 2000, p.69).
O professor deve estar atento às inovações e procurar gerenciar a absorção do conhecimento em sala de aula, estimulando a participação e proporcionando a consolidação de práticas docentes que valorizem o saber discente e incentive seu aperfeiçoamento.
Devemos considerar que as emoções influenciam muito na tomada de decisão do professor, sendo este um mediador que leva em consideração as diversas realidades emocionais e cognitivas de sua sala de aula, escola e comunidade. Assim ele poderá traçar uma estratégia pedagógica profunda e consistente na tarefa de mediar o conhecimento junto aos alunos.
Referência:
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre : Artmed, 2000
http://www.gestaouniversitaria.com.br/edicoes/131-169/631-o-professor-mediador-.html