sábado, 21 de julho de 2012
Acupuntura Pediátrica
É usado o mesmo princípio do tratamento de acupuntura sistêmica, porém trabalho os pontos através de cristais colocados sobre os pontos de acupuntura, restabelecendo assim o equilíbrio do corpo no todo.
Indicações:
A acupuntura pediátrica pode tratar vários distúrbios, mas os mais comuns são a agitação (hiperatividade), a dificuldade para dormir, as dores musculares, a diarréia ou a obstinação, a falta de apetite, a enurese noturna (urinar na cama após três anos), os resfriados, rinites, quadros de asma, entre outras. Já está em pesquisa avançada a acupuntura para a potencialização da memória e do aprendizado.
Além disso, o tratamento pode ser feito de forma preventiva, por exemplo, para espaçar as crises de asma e resfriados no inverno, bem como diminuir seus sintomas, ou diminuir a agitação da criança.
OS BENEFÍCIOS DA MOTIVAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS E EMPRESA
Marcelo Almeida é administrador de empresas especializado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Humano, conferencista, diretor de Recursos Humanos da Brasil Consultoria e do Instituto Marcelo de Almeida Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida, foi contratado recentemente pela Fosfertil-Ultrafertil para que todos os funcionários da empresa e suas famílias sejam motivados nos quesitos saúde e relacionamento profissional e pessoal. “Instruir os funcionários sobre como alcançar melhor qualidade de vida agrega muitos benefícios às empresas. Os colaboradores se sentem mais motivados, reconhecem que a empresa está preocupada com seu bem-estar, o que aumenta sua produtividade; há uma redução de custos com relação às doenças de trabalho; estreita-se o relacionamento interpessoal dentro da empresa, facilitando processos; os funcionários se sentem estimulados a buscar, em seguida, um maior aperfeiçoamento profissional, o que acaba revertendo numa equipe com melhor formação profissional”, explica Almeida.
No caso desta empresa, trata-se de um programa de promoção de saúde e qualidade de vida, que visa o bem-estar não só dos colaboradores da empresa, mas também de seus familiares. “Todos os nossos 2.500 funcionários e seus familiares participam mensalmente de palestras motivacionais e, principalmente, de atividades de sensibilização para a busca do equilíbrio, da saúde, do bem-estar e da harmonia familiar.” Além das palestras, a empresa oferece atividades esportivas, brindes, mensagens, encontros e cursos. “O programa foi elaborado e personalizado para as necessidades da empresa, levando em consideração uma série de pesquisas de cultura e clima e as percepções de consultoria, de recursos humanos e das assistentes sociais contratadas para dar suporte ao programa”, diz. Os principais temas abordados em 2002 foram auto-estima, relações humanas, drogas, alcoolismo, estresse, esportes, fumo e planejamento de vida.
Quando questionado sobre o motivo que está levando as empresas a investirem cada vez mais na qualidade de vida dos seus funcionários, Almeida levanta três justificativas:
1. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).
2. O papel do departamento de recursos humanos de uma empresa é atrair, desenvolver e reter talentos, e uma empresa que não tem um ambiente favorável tem o prejuízo de contratar, desenvolver e no final perder o seu colaborador para outras empresas que oferecem até as mesmas condições financeiras, benefícios e desafios, mas que vão além, oferecendo também um clima onde a saúde e a qualidade de vida dos funcionários estão inseridas na cultura da empresa.
3. Uma empresa que acumula estresse negativo acaba reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro. Empresas americanas perdem, por ano, cerca de U$ 150 bilhões com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, “presenteísmo” (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. Tudo isso mina o resultado das organizações.
A saúde e a alimentação dos funcionários são os benefícios que as empresas costumam priorizar, o que pode ser feito de duas maneiras: conscientizando os colaboradores de que a saúde é um patrimônio de valor inestimável e que a alimentação está entre os 40% dos fatores que mais matam ou invalidam pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, e utilizando ferramentas (palestras, cursos e técnicas) que dão suporte psicológico e maturidade disciplinar para mudanças de hábito.
Já para melhorar o relacionamento pessoal e familiar dos colaboradores, uma das saídas é o desenvolvimento da empatia, que nada mais é do que a habilidade de se colocar no lugar das outras pessoas, compreendendo-as e influenciando-as com elegância e sutileza. Um bom relacionamento se mantém com confiança, diálogo aberto, sinceridade, integridade e ética.
Fonte: Investir na qualidade de vida do funcionário aumenta a produtividade da empresa | Portal Carreira & Sucesso
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Conheça a ti mesmo! Despertar
"Se quiseres despertar toda a humanidade, então desperta-te a ti mesmo, se quiseres eliminar o sofrimento no mundo, então elimina a escuridão e negativismo em ti.
Na verdade, a maior dádiva que podes dar ao mundo é a da tua própria auto-transformação."
(Lao Tzu)
Conheça a ti mesmo! Mente sã.
"A mente é a criadora de Tudo. Portanto, você deve guiá-la para criar apenas o bem. Se você se apega a um certo pensamento com força de vontade dinâmica, este finalmente adquire uma forma exterior tangível. Quando você é capaz de empregar sua vontade sempre para propósitos construtivos, torna-se o controlador de seu destino."
Paramahansa Yogananda
terça-feira, 10 de julho de 2012
Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM
O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda (e muito!) quem está por perto, traz cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça. A boa notícia às mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.
A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. "Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva", disse o terapeuta em acupuntura Almir de Carvalho, proprietário da Reabilita Terapias Naturais, de Santo André, em São Paulo.
Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.
Carvalho sugere um tratamento de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação. "É interessante que haja mudanças em alguns hábitos alimentares. Vale evitar enlatados e bebidas geladas. Devem preferir alimentos mais próximos do natural possível."
ACUPUNTURA QUÂNTICA AURICULAR (SEM AGULHAS)
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4568710-EI1497,00-Acupuntura+ameniza+os+chatos+efeitos+da+TPM.html
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Cientistas descobrem 'pista' do que pode ser a 'partícula de Deus'; entenda
"Experimentos na busca pelo Bóson de Higgs"
Cientistas do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciaram nesta quarta-feira terem descoberto uma nova partícula subatômica que pode ser o tão procurado Bóson de Higgs, conhecido como a 'partícula de Deus' e considerado crucial para entender a formação do Universo.
'Confirmo que uma partícula foi descoberta e é consistente com a teoria do Bóson de Higgs', declarou John Womersley, executivo-chefe do Conselho de Ciência e Tecnologia em Londres, que está trabalhando com o Cern.
O resultado foi considerado preliminar, mas um indicativo 'forte e sólido' da partícula. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para comprovar que o que eles viram é de fato a partícula de Higgs.
Os cientistas alegam ter encontrado uma 'curva' nos dados sobre as variações de massa das partículas geradas no imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons. Essa 'curva' corresponde a uma partícula que pesa 125,3 gigaelectronvolts (Gev) - cerca de 133 vezes mais pesada do que o próton existente no âmago de cada átomo.
O que não se sabe é se a partícula descoberta é realmente o Bóson de Higgs, uma variante ou uma partícula subatômica completamente nova, que leve a reformulações das teorias sobre a formação da matéria.
'É de fato uma nova partícula. Sabemos que deve ser um bóson, e o bóson mais pesado já conhecido', disse o porta-voz dos experimentos, Joe Incandela. 'As implicações são significativas, e é justamente por isso que precisamos ser diligentes em nossos estudos e checagens.'
Entenda o que são as pesquisas e sua importância:
O que é o Bóson de Higgs?
Segundo teorias da Física que aguardam comprovação definitiva, Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.
Existe uma teoria quase completa sobre o funcionamento do Universo, com todas as partículas que formam os átomos e moléculas e toda a matéria que vemos, além de partículas mais exóticas. Esse é o chamado Modelo Padrão.
Mas há um 'buraco' na teoria: ela não explica como todas essas partículas obtiveram massa. A partícula de Higgs, cuja teoria foi proposta inicialmente em 1964, é uma explicação para tentar preencher esse vácuo.
Segundo o Modelo Padrão, o Universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.
Por que a massa é importante?
"Pesquisas do Bóson de Higgs no Cern"
A massa é simplesmente uma medida de quanto qualquer objeto - uma partícula, uma molécula, um animal - contém em si mesmo. Se não fosse pela massa, todas as partículas fundamentais que compõem os átomos e os animais viajariam pelo cosmos na velocidade da luz, e o Universo como o conhecemos não seria agrupado em matéria.
A teoria em questão propõe que Campo de Higgs, permeando o Universo, permite que as partículas obtenham massa. Esse processo pode ser ilustrado com a resistência que um corpo encontra quando tenta nadar em uma piscina. O Campo de Higgs permeia o Universo como a água enche uma piscina.
Como se sabe que o Higgs existe?
A caça ao Higgs é uma das razões que levaram à construção do imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça. A primeira vez que se falou da partícula foi em 1964, quando seis físicos, incluindo o escocês Peter Higgs, apresentaram uma explicação teórica à propriedade da massa.
O Modelo Padrão é um manual de instruções para saber como funciona o cosmos, que explica como as diferentes partículas e forças interagem. Mas a teoria sempre deixou uma lacuna - ao contrário de outras partículas fundamentais, o Higgs nunca foi observado por experimentos.
Agora, os pesquisadores do Cern dizem que descobriram uma partícula que pode ser o Bosón de Higgs, mas destacam que mais pesquisas são necessárias para confirmar a descoberta.
Como os cientistas buscam o Bóson de Higgs?
Ironicamente, o Modelo Padrão não prevê a existência de uma massa exata para o Higgs. Aceleradores de partículas como o LHC são utilizados para pesquisar a partícula em um intervalo de massas onde ela possa estar.
O LHC esmaga dois feixes de prótons próximos à velocidade da luz, gerando uma série de outras partículas. É possível que o Higgs nunca seja observado diretamente, mas os cientistas esperam que ele exista momentaneamente nessa 'sopa' de partículas. Se ele se comportar como os pesquisadores esperam que ele se comporte, pode se decompor em novas partículas, deixando um rastro de provas de sua existência.
Quais evidências os cientistas podem encontrar?
O Bóson de Higgs é instável. Caso seja produzido a partir das bilhões de colisões no LHC, o bóson rapidamente se transformará em partículas de massa menor e mais estáveis. Serão essas partículas os indícios que os físicos poderão usar para comprovar a existência do bóson, que aparecerão como ligeiras variações - como a anunciada nesta quarta - em gráficos usados pelos cientistas. Portanto, a confirmação se dará a partir de uma certeza estatística.
E se o Bóson de Higgs não for encontrado?
Caso se comprove que o Bóson de Higgs não existe, a teoria do Modelo Padrão teria de ser reescrita. Isso poderia abrir caminho para novas linhas de pesquisa, que podem se tornar revolucionárias na compreensão do Universo, da mesma forma que uma lacuna nas teorias da Física acabou levando ao desenvolvimento das teses da mecânica quântica, há um século.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Acupuntura Quântica Auricular (SEM AGULHAS)
Medicina Integrativa é uma abordagem médica que integra tratamentos da medicina convencional com terapias consideradas complementares ou alternativas, entre elas a Auriculopuntura, cromoterpia e florais.
Acupuntura Quântica Auricular é um tratamento integrativo embasado na Medicina Tradicional Chinesa, realizada no microsistema da orelha. A estimulação dos pontos favorece a liberação do fluxo de energia vital no organismo. É complementar a qualquer outra abordagem não interferindo nos resultados.
Atendimento: criança (todas as idades), adolescentes e adultos.
Benefícios:
Melhora a saúde global, interna e externa, física, psíquica e emocional;
Traz alívio, saúde e bem estar para quem quer viver uma vida mais leve e realizada;
Melhora a capacidade de superar os desafios da vida com respostas mais positivas e criativas;
Indicado para:
Dores físicas em geral (enxaqueca, dor na coluna, muscular, dentes, gastrite, dor de dente);
Estresse, depressão, fobias, insônia, ansiedade, agressividade, baixa – estima, fadiga, obesidade, traumas emocionais. Entre outros....
Recuperação cirúrgica, fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde em todos os níveis;
Experimente esta energia e FIQUE LEVE!
Cinthia Souza é terapeuta, pedagoga, orientadora educacional e coordenadora de cursos profissionalizantes.
Celular: 6893 9963 OI / 8123 6652 TIM
Rua Dr. Fabrício Vampré, 267, Mêtro Ana Rosa
Rua Alexandre Rapin, 245, Jardim Celeste
Acupuntura Quântica Auricular é um tratamento integrativo embasado na Medicina Tradicional Chinesa, realizada no microsistema da orelha. A estimulação dos pontos favorece a liberação do fluxo de energia vital no organismo. É complementar a qualquer outra abordagem não interferindo nos resultados.
Atendimento: criança (todas as idades), adolescentes e adultos.
Benefícios:
Melhora a saúde global, interna e externa, física, psíquica e emocional;
Traz alívio, saúde e bem estar para quem quer viver uma vida mais leve e realizada;
Melhora a capacidade de superar os desafios da vida com respostas mais positivas e criativas;
Indicado para:
Dores físicas em geral (enxaqueca, dor na coluna, muscular, dentes, gastrite, dor de dente);
Estresse, depressão, fobias, insônia, ansiedade, agressividade, baixa – estima, fadiga, obesidade, traumas emocionais. Entre outros....
Recuperação cirúrgica, fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde em todos os níveis;
Experimente esta energia e FIQUE LEVE!
Cinthia Souza é terapeuta, pedagoga, orientadora educacional e coordenadora de cursos profissionalizantes.
Celular: 6893 9963 OI / 8123 6652 TIM
Rua Dr. Fabrício Vampré, 267, Mêtro Ana Rosa
Rua Alexandre Rapin, 245, Jardim Celeste
Biofísica a serviço da vida
IONQUANTIC - Moduladores Frequencias Florais Ionquântic. A linha Ionquântic é harmonizadora e age por ação biofísica estimulando o campo magneto-elétrico ativando os códigos e chaves de memórias inativas.
BIOFACTOR - Indutores Frequênciais Florais Biofactor. Auxiliam na função e no resgate estrutural, acionando a memória interna para a perfeita condução energética do ser.
FITOQUANTIC - Linhas de florais Fitoquântic e Fisioquântic PLUS. A linha Fitoquântic traz a energia das flores. Descubra que as flores nos oferecem mais que perfume e beleza. Conheça também nossa linha Fisioquântic PLUS.
Stress e Terapia Floral, uma Parceria de Sucesso
A cada dia um maior número de pessoas conscientiza-se que conquistas sociais, financeiras e profissionais, embora muito positivas e bem vindas, não suprem totalmente os anseios da alma humana. É nesse momento que a busca por uma melhor qualidade de vida tem ocupado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, pois começa-se a compreender a importância da felicidade na manutenção da saúde, produtividade e potencial criativo.
Considerado pela OMS como um dos grandes males desse final de século, o stress é um dos grandes responsáveis pela infelicidade, baixa produtividade e saúde precária, presentes na vida da maioria das pessoas.
Provocado pelas diversas reações orgânicas que são desencadeadas ao mesmo tempo ao nos sentirmos ameaçados real ou imaginariamente, o stress é necessário ao organismo, pois auxilia o desempenho das funções orgânicas e psíquicas (crescimento, criatividade, etc.).
Para poder enfrentar esses estados de tensão, o corpo faz com que as glândulas suprarenais produzam mais adrenalina, o fígado converta as reservas de gordura em açúcares (para produzir mais energia) e a irrigação sangüínea seja reduzida em alguns locais, para que coração, cérebro e músculos sejam melhor irrigados. Entretanto, se essas alterações acontecem repetidas vezes, com pequenos intervalos de tempo, ocorre o que podemos definir como stress negativo, responsável por sérios transtornos físicos e emocionais e sobre o qual trataremos nesse artigo.
Para facilitar a compreensão e solução desses conflitos emocionais e desequilíbrios físicos advindos dos estados de stress, a Terapia Floral tem papel fundamental, instrumentalizando o indivíduo para melhor se auto-conhecer e consequentemente sentir-se mais apto a modificar e curar sua vida em busca de qualidade e felicidade. Sintomas freqüentemente encontrados em indivíduos estressados, podem ser eliminados ou minimizados através do tratamento com Terapia Floral. Pode-se trabalhar a ansiedade utilizando, entre outras, as essências florais de Agrimony ou Filaree, conforme a característica da pessoa.
Desânimo e desmotivação podem ser tratados com Kapok Bush e California Wild Rose. Nasturtium e Hornbeam são indicados para os casos de cansaço mental. Cansaço físico, tensão muscular, dores nas costas e espasmos musculares reincidentes, podem ser auxiliados com o uso das essências florais de Olive, Lilac e Dandelion. Chaparral, White Chestnut e Impatiens são essências importantes no tratamento dos distúrbios do sono (insônia, sono excessivo ou sono agitado).
Para os casos de depressão, sentimento de solidão, desamparo e fragilidade, podemos utilizar Gentian, Gorse e Mariposa Lily. Falta de vitalidade, diminuição do desejo sexual e manifestação de disfunções sexuais são muito auxiliadas por Aloe Vera, Indian Paintbrush e Hibiscus. Impatiens e Grapefruit são indicados para irritabilidade e cefaléias freqüentes. Larch e Buttercup auxiliam nos casos de baixa auto-estima e auto-imagem negativa.
Dificuldades de concentração e em concatenar idéias contam com o auxílio das essências florais Shasta Daisy, Madia, Corn e Bush Fuchsia. Manzanita e Five Corners auxiliam nos casos de distúrbios alimentares. Echinacea é indicada quando ocorre diminuição na resistência imunológica do organismo. Oscilações da pressão arterial podem ser tratadas com Waratah, Sclerantus e Borage. Morning Glory auxilia quando há aumento no consumo de álcool, cigarros e drogas.
Fatores estressantes
Entre os agentes estressantes existem aqueles que podem afetar a saúde do nosso organismo independente da nossa vontade. São eles: variações extremas de temperatura, radiação, poluição ambiental e sonora, mudanças constantes no horário de trabalho, infecções, efeitos colaterais de medicamentos e deficiências nutricionais.
Estar atento ao próprio corpo e sentimentos leva a uma rápida solução de problemas evitando maiores transtornos. O stress geralmente é causado por uma somatória de fatores difíceis de serem administrados, podendo ser eles de caráter social, familiar, afetivo, pessoal e organizacional.
Fatores sociais, familiares e afetivos são aspectos aos quais somos submetidos e encontram-se relacionados à ordem política, econômica, financeira, de relacionamento e familiar tais como guerras ou conflitos sociais, trânsito caótico, deficiência dos meios de transporte, falta de segurança nas cidades, custo de vida, desemprego, doenças prolongadas na família, problemas de relacionamento, problemas familiares, separações afetivas, dificuldades financeiras, etc...
Entre os fatores organizacionais estressantes, encontram-se a administração inadequada, chefias mal preparadas, indefinição quanto ao futuro da empresa, metas impossíveis, objetivos não claros por parte da empresa, comunicação deficiente, condições ambientais de trabalho inadequadas, órgão de recursos humanos ausente ou controlador, falta de treinamento adequado, deficiência de material de trabalho, etc.. Larkspur, Quaking Grass, Boronia, Indian Pink, Crowea e Nasturtium são alguns exemplos de essências florais, que auxiliam àqueles que tem esse tipo de vivência em seus ambientes de trabalho.
As organizações modernas, que compreendem a importância do seu papel social, mantém-se constantemente ocupadas com projetos que procuram melhorar as condições de vida de seus colaboradores, tornando as pessoas mais felizes e produtivas. Muitas dessas empresas já fazem uso da Terapia Floral com bastante sucesso.
Dificuldades emocionais que impedem a ação em determinadas situações são consideradas fatores pessoais e uma das principais causas de stress.
Seguem-se alguns exemplos:
Autoritarismo: pessoas autoritárias costumam ser muito rígidas, física e mentalmente, apresentando tensão muscular sentida principalmente no tórax, ombros e pescoço. A necessidade de controlar a tudo e a todos, indica uma grande insegurança e freqüentemente estabelece relações onde o poder é exercido através do medo. Costumam impor suas verdades e seus valores, o que evidencia o medo de mudar em função do aprendizado com os outros. Para facilitar a profunda compreensão desses processos, são indicadas as essências florais de Vine, Cherry Plum, Bauhnia, Mimulus, Rock Water, Dandelion e Buttercup.
Culpa: conscientizar-se dos próprios erros, exige maturidade e coragem para modificar-se, para aprender, não para nos escravizarmos a eles. O sentimento de culpa nada tem de construtivo, servindo apenas para manter as pessoas dóceis, acomodadas e controláveis. Resolver as culpas é voltar a caminhar trazendo na bagagem a experiência aprendida. É importante ser capaz de perdoar-se, para melhor compreender a importância desta atitude para com os outros. As essências florais que facilitam esse aprendizado são Pine, Borage e Sturt Desert Rose.
Medo de errar: buscar a perfeição gera indivíduos com extremo medo de errar, que não perdoam e não aceitam as próprias falhas, tampouco a dos outros. Tal atitude acaba levando corpo e mente a estados de extrema tensão. Rock Water, Beech e Larch são essências florais que irão favorecer o entendimento da importância da moderação e autoconfiança.
Medo de falar o que pensa: a expressão das próprias idéias, valores e crenças é vital para esclarecer dúvidas, elaborar conceitos e colaborar para a evolução do mundo. As essências florais de Trumpet Vine, Snapdragon e Pink Monkeyflower facilitam essa atitude.
Medo de perder: a perda de pessoas próximas ou as pequenas mortes vivenciadas nas perdas diárias, muitas ve-zes evocam sentimentos mal resolvidos que levam a desequilíbrios físicos e emocionais. As perdas encontram-se relacionadas a mudanças. Mudar algo em nossas vidas significa deixar as coisas velhas para poder abraçar novas. Para facilitar esses momentos, utilizam-se as essências florais de Bottlebrush, Star Thistle e Walnut.
Medo de ser diferente: a autenticidade, clareza de pensamentos e idéias próprias é a base para a estruturação do nosso ego. Limitar-se na forma de expressão é viver uma das condições mais críticas para o ser humano. Acreditar na possibilidade de algo diferente e respeitar as idéias que se apresentam, por mais estranhas que possam nos parecer a princípio, é fundamental para a evolução da humanidade. Para colaborar nesse processo podemos utilizar as essências florais de Iris, Illawara Flame Tree, Turkey Bush, Centaury e Sunflower.
Raiva contida: a raiva é uma poderosa energia que quando não utilizada ou expressa, pode minar a mente e o corpo abrindo espaço para diversas doenças. É importante tomar consciência da sua presença, encontrando uma maneira de expressa-la. As essências florais de Holly, Montain Devil e Chamomile irão ajudá-lo nesse processo.
Encontrando seu Caminho
Para manter uma situação de bem estar físico e mental é necessário cuidar-se, trabalhando consigo mesmo de forma agradável e respeitando suas particularidades. Além da Terapia Floral, o tratamento e a prevenção do stress podem ser eficazmente trabalhados através das medicinas ortobiomolecular, homeopática e antroposófica, psicoterapia, acupuntura, fitoterapia, iridologia, nutrição, yoga, dança, canto, esportes em geral, massagens, etc. Escolha o caminho que mais lhe agradar, pois todos buscam a harmonia do corpo e da alma, sendo complementares uns aos outros.
Lembre-se que todas as indicações aqui sugeridas dependem de cada caso, da personalidade de cada pessoa e do profundo conhecimento das essências florais. Nada melhor e mais aconselhável que a orientação de um terapeuta capacitado para auxiliá-lo nesse processo.
O stress pode parecer o "vilão" da sua vida, mas na verdade você é o maior responsável pela situação em que se encontra. Cuide-se. Respeite-se como SER HUMANO. Suas atitudes para consigo mesmo, refletirão na forma como os outros irão tratá-lo, portanto trate-se bem, buscando sempre uma melhor qualidade de vida para você e seus familiares. Sucesso!
TESTE AGORA O SEU NÍVEL DE STRESS
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=00314
Medicina Psicossomática: mente sã, corpo são
Ter uma mente saudável e relaxar o corpo não é das tarefas mais fáceis nos dias atuais. A correria do dia a dia, as preocupações e responsabilidades tomam conta de nossa mente e tempo. Contudo, é importante ter consciência de que esse corpo que habitamos é o mesmo que nos acompanhará por toda a vida, e devemos tratar este assunto com a mesma atenção que damos a todos os outros.
De acordo com José Moromizato, médico e palestrante, hoje considerado um dos grandes incentivadores da medicina psicossomática, o corpo reflete o que as pessoas pensam e sentem. “A medicina Psicossomática estuda a cura de moléstias orgânicas através de uma mente saudável. Do ponto de vista psicossomático, um corpo tenso possui uma circulação sanguínea prejudicada, devido ao fechamento dos vasos. Já o indivíduo que tem a prática diária de relaxar, possui os vasos sanguíneos propensos a ter maior elasticidade, e o sangue passa a circular com maior facilidade pelo corpo, chegando às extremidades com mais eficiência”, alerta o especialista.
Para o médico, pequenas pausas durante as atividades são imprescindíveis para que possa manter o equilíbrio e a competência de se trabalhar sobre pressão. “Podemos comparar o corpo humano com uma máquina. Por exemplo: um carro que faça viagens longas sem parar pode esquentar muito o motor e até fundir. Já um carro que percorra a mesma distância, mas que faça paradas para esfriar, com certeza terá um motor com maior duração”, afirma.
Relaxar permite que a pessoa sinta o bem estar interior e tenha mais calma e tranqüilidade para solucionar problemas e enfrentar a batalha do dia a dia, sem que a pressão e o peso das responsabilidades a prejudique. “Geralmente, cada um resolve os problemas de acordo com o que está no seu inconsciente. Se uma pessoa tem muitas mágoas, ressentimentos, falta de auto estima guardados no seu inconsciente, ela tem a tendência a resolver os problemas de forma destrutiva, ao contrário daquela que não tem o inconsciente tão sobrecarregado, e consegue ver de fora os problemas”, ressalta Moromizato.
Para a medicina psicossomática, sábio é aquele que tem por objetivo não apenas a satisfação profissional e financeira, mas sim aquele que tem consciência de que, sem saúde física e mental, não é possível desfrutar destes benefícios. “As pessoas que não reservam um momento, cinco minutos ou dez, para cuidar do seu bem-estar, estão escravizadas pelo trabalho, ou pela cobrança de si próprias. Isso leva ao perfeccionismo e, muitas vezes à obsessão por trabalho, tornando-se um workaholic”, aconselha.
O médico diz que a cultura do brasileiro é, erroneamente, cuidar do corpo apenas quando observa doenças ou falhas. Entretanto, ele acredita que a prevenção é o melhor remédio, e dá a dica: “cuidar de si é cuidar da pessoa que mais amamos. Respeitar nossos limites e valorizar a vida requer atenção cuidado e, principalmente, consciência de que devemos cuidar agora para ter sempre amanhã”.
A dica é procurar descansar ao menos por 5 minutos diários, mesmo que seja sentado na cadeira do escritório. O ideal é deitar-se (pode ser no chão) por 15 minutos para melhorar a circulação sanguínea, manter a mente quieta e desligar os pensamentos. Outra dica importante é não comer sentindo raiva, preocupação ou amargura, pra não causar uma indigestão.
José Moromizato é um incentivador da medicina psicossomática no país. Atuando ao longo de 20 anos como cirurgião, observou que, apesar da intervenção, não raro a doença voltava a se instalar nos pacientes. Foi a partir dessa observação que desenvolveu a sua eficaz e revolucionária terapia. Atua também como palestrante .
http://www.melhoramiga.com.br/2010/10/medicina-psicossomatica-mente-sa-corpo-sao/
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Acupuntura oferece proteção prolongada contra estresse
A acupuntura reduz significativamente os níveis de uma proteína ligada ao estresse crônico.
O estudo pode ajudar a explicar a sensação de bem-estar normalmente relatado pelas pessoas que fazem tratamentos com essa técnica chinesa milenar.
"Já se sabia há muito tempo que a acupuntura reduz o estresse, mas este é o primeiro estudo a mostrar uma prova molecular desse benefício," diz a Dra. Ladan Eshkevari, da Universidade Georgetown (EUA).
Neuropeptídio
Eshkevari explica que decidiu fazer o estudo porque muitos dos pacientes tratados com acupuntura no seu hospital, sobretudo contra dores, relatam uma "sensação geral de bem-estar - e eles frequentemente relatam estar sentindo menos estresse".
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare que a acupuntura é benéfica como terapia adjunta em mais de 50 doenças, incluindo o estresse crônico, a pesquisadora conta que queria uma explicação biológica para isso.
Então ela fez um experimento para medir o efeito da acupuntura sobre os níveis no sangue do neuropeptídio Y (NPY), um peptídio que é segregado pelo sistema nervoso simpático - tanto em animais, quanto em humanos.
A substância está envolvida na resposta "lutar ou fugir" frente a uma situação estressante, resultando na contração do fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, exceto coração, cérebro e pulmões, os órgãos essenciais para uma reação ao perigo.
Mas a manutenção duradoura desse estado, o chamado estresse crônico, pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.
Efeito protetor da acupuntura
Do lado da acupuntura, o tratamento foi restrito a um único ponto, o Zusanli, ou ST 36, sobre o meridiano do estômago - o ponto está de fato localizado na perna, perto do joelho.
Os níveis de NPY dos animais estressados que receberam a acupuntura permaneceram praticamente nos mesmos níveis do grupo de controle, que não foi submetido a nenhum estresse, enquanto o grupo de animais estressados não-tratados com acupuntura manteve elevados níveis da substância no sangue.
O efeito de redução do estresse manteve-se por até quatro dias depois que a acupuntura foi suspensa e os animais continuaram a receber os estímulos estressantes.
"Nós ficamos surpresos com o que parece ser um efeito protetor da acupuntura contra o estresse," disse a pesquisadora.
Fonte: Diário da Saúde
Acupuntura protege profissionais do estresse e da Síndrome de Burnout
SÃO PAULO – Pesquisa realizada pela ISMA (International Stress Management Association) revela que 70% dos brasileiros sofrem de estresse. Dentre essas pessoas, 30% são vítimas da Síndrome do Burnout, que pode acarretar problemas como depressão e cansaço físico e mental.
A boa notícia é que existe um meio de tratar essa síndrome sem remédios fortes e caros: a acupuntura, que vem se mostrando altamente eficaz para combater a doença. O estímulo pelas agulhas promove, por exemplo, a liberação de substâncias como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a encefalina, que causam a sensação de bem-estar, segundo informações da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro.
Já a prevenção pode ser feita por meio da identificação dos grupos de risco e do trabalho em equipe multiprofissional, modificando a forma como as pessoas encaram o trabalho e fazendo com que elas lidem de outra forma com a impotência frente à ansiedade e a impossibilidade de mudança de emprego ou carreira, de status funcional ou de departamento, por exemplo.
Síndrome do Burnout
A Síndrome de Burnout é muito mais do que um simples estresse. O termo, em inglês, significa “acabar-se em chamas”, explica a médica psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, Alexandrina Meleiro. “É um desgaste causado pelo trabalho. Causa profundo sentimento de exaustão, frustração e raiva”.
E essa sensação pessimista, que acarreta a perda de interesse pelas atividades profissionais, acaba dominando todas as áreas da vida da pessoa, gradativamente. “Normalmente, acomete pessoas que, no início do trabalho, se entusiasmam bastante, dão o seu melhor, mas, com o tempo, percebem que seu esforço não é recompensado. Para as empresas, o Burnout é ótimo, pois significa que o funcionário se dedicou ao limite”, analisa.
“Algumas profissões registram muitos casos do Burnout, como operador de telemarketing, médico, professor, policial, jornalista e bancário. A saúde dos funcionários está atrelada ao trabalho conduzido pelos líderes, principalmente na hora de cobrar resultados”.
Os sintomas principais são gastrite, dor de cabeça, falta de ar, dores nas costas e/ou nas articulações, hipertensão, taquicardia, alergias, cansaço anormal, sonolência diurna, insônia e falta de concentração no trabalho.
Etapas
De acordo com a psiquiatra, quem desenvolve a síndrome pode passar por cinco fases. A primeira é marcada por muito entusiasmo, parece que o trabalho preenche todas as necessidades e desejos da pessoa. A segunda, ao contrário, é de boa dose de realismo. A essa altura, o profissional já sente o reconhecimento escasso por parte dos gestores e passa a questionar a própria competência.
A terceira é de estagnação, na qual a pessoa trabalha de forma mecânica. “Ela pode até continuar eficiente, mas realiza as tarefas sem vontade alguma e, às vezes, chega muito atrasada, porque não tem vontade de ir ao trabalho”. Já a quarta é de apatia. Trata-se do Burnout propriamente dito. “É um período de depressão, em que se pensa muito em pedir demissão”.
Segundo Alexandrina, apenas 30% das pessoas chegam à quinta fase da síndrome. Sem mudar de emprego, elas protagonizam um ‘ressurgimento’, é o fenômeno Fênix. “O profissional renasce das cinzas, passa a encontrar felicidade em outras facetas da vida, que não o trabalho, encontra uma forma de se motivar, diminui a expectativa quanto à profissão e, consequentemente, reduz a frustração”.
(extraído de http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid=6941552
Acupuntura: suporte para recuperação e bem estar
Técnica é particularmente eficaz em problemas comuns como nas coxas e panturrilha. (aliando a acupuntura e o esporte)
São Paulo - A técnica que pode amenizar as dores e prevenir lesões está sendo considerada mais um recurso que pode fazer a diferença. É cada vez mais comum o uso da acupuntura no tratamento de atletas com objetivo de aliviar a dor. Nos dias de hoje, o método ganhou grande interesse da área esportiva, tornando-se mais uma alternativa para acelerar a recuperação física pós-treinamento, prevenir lesões, aliviar dores musculares durante e pós-competições e tratar possíveis lesões.
Com o excesso de treinos e jogos, a parte física é sobrecarregada e prejudicada. Apesar da prevenção dos médicos e preparadores, cada atleta tem predisposição a alguns problemas, porém a grande maioria sofre lesões ou desconfortos musculares. A acupuntura é particularmente eficaz em problemas comuns como nas coxas e panturrilha, lombalgias, tendinites no joelho e calcanhar, canelite, fascite plantar, entre outras. A técnica estimula o corpo a produzir substâncias químicas, levando a diminuição da dor e inflamação, melhora a circulação sanguínea no local e diminui o tempo de recuperação da lesão. Estudos demonstram que este procedimento, tem sido considerado altamente eficiente por promover analgesia nas situações de dor no treinamento, por evitar uso excessivo de medicamentos e facilitar a prática esportiva plena.
Segundo Liaw W. Chao, médico especializado em medicina esportiva e eletroacupuntura, que integra o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a pratica
é utilizada na estimulação de pontos localizados em músculos, tendões e ligamentos - no grupo muscular ou nas articulações comprometidas nas práticas do esporte. Os principais objetivos incluem redução do edema (inchaço) e da inflamação, com consequente alivio das dores, relaxamento da musculatura e aumento da amplitude de movimentação das articulações. “Lesões musculares e tendíneas em jogadores de futebol submetidos à acupuntura, por exemplo, podem apresentar melhora em até cerca de 90% dos casos. O método é um suporte efetivo para o bem estar físico dos atletas”, afirma Chao.
O tratamento consiste, em média, de duas sessões semanais, após a avaliação inicial do médico especialista. A duração é variável, dependendo da gravidade e evolução do caso e, muitas vezes, não há necessidade de parar com o treino, somente adequar o treinamento nesta fase de tratamento, e que pode ter efeito imediato já na primeira sessão. No procedimento não há efeitos colaterais, é minimamente invasivo e indolor, desde que realizado corretamente por médico habilitado.
Analgésico natural
É comum na fase inicial de um tratamento fazer associação de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares com a acupuntura. Mas à medida que, os efeitos terapêuticos da técnica chinesa surgem, os medicamentos são reduzidos e até retirados. O principal benefício para o atleta é que a acupuntura estimula o corpo a produzir esteróides e endorfinas. Os esteróides diminuem a inflamação, enquanto as endorfinas diminuem a dor. Assim, ela funciona como um analgésico natural.
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/acupuntura-suporte-para-recuperacao-e-bem-estar
terça-feira, 3 de julho de 2012
Diga adeus ao efeito SANFONA.
SIM, DOUTOR.....MAS E DAÍ?
Bem...e daí que isso tudo tem tratamento. Essa é a melhor notícia.
A acupuntura atinge o obeso em regiões estratégicas. Veja abaixo onde a acupuntura atua no organismo quebrando o ciclo do aumento de peso.
* Apetite - A acupuntura regula " a vontade de comer " do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.
* Eliminação - Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.
* Compulsão alimentar - A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.
* Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno.
Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.
* Auto-estima - A visão imaginária que o gordo faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
Dessa forma, fortalecer o que chamamos de "eu interior" do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.
* Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena.
O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade).
Conforme se percebe, a acupuntura "cerca o dragão" da obesidade. Ela atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.
Abaixo alguma perguntas bastante freqüentes de alguns pacientes sobre emagrecimento com acupuntura.
1) Acupuntura emagrece mesmo?
- Não, acupuntura não emagrece. Quem emagrece é o paciente. É preciso entender que a acupuntura não tira um só grama da pessoa, mas a coloca em condições de começar a perder peso.
2) Se parar de fazer acupuntura a gente engorda tudo de novo?
- Claro que não. A acupuntura não é um medicamento de efeito passageiro. Ela regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente. Após terminado esse processo, o paciente segue sua vida normal e retorna à acupuntura quando desejar e/ou precisar novamente. Mas não que a acupuntura o torne dependente disso.
3) Quantas sessões demoram pra eu perder 10 kilos?
- Demoram o suficiente. Cada paciente perde peso de acordo com a sua estrutura corporal e de acordo com o esforço que fará durante o tratamento. Se seguir uma pequena dieta associada a pequenas caminhadas, certamente acelerará o processo de perda de peso.
Porém, se fizer acupuntura e comprar uma caixa de chocolates na primeira esquina...a situação se complica.
4) É verdade que o tratamento é com uma sutura na orelha?
- Tratamentos arcaicos como a sutura em um ponto específico da orelha vem sido abolidos ao longo dos anos. Além de não proporcionar ao paciente um perfeito equilíbrio entre os sistemas orgânicos, a sutura auricular oferece riscos (desnecessários) de inflamação. Já houve casos inclusive de amputação da orelha por infecção.
5) Mas então como é o tratamento?
- Existem pontos auriculares (nas orelhas) que são estimulados sim. Durante o tratamento no consultório, esse tratamento é feito com as agulhas comuns de acupuntura. Quando se encerra a sessão, são colocadas pequenas esferas de aço inoxidável (alguns profissionais utilizam sementes de mostarda com o mesmo efeito) em pontos estratégicos e são afixadas com esparadrapo Micropore*. Esse pontos acompanham o paciente 24 horas por dia, não saem no banho e duram cerca de 5 a 7 dias sendo trocados na próxima sessão.
Isso proporciona ao paciente um tratamento bastante consistente e sem riscos de lesões.
Claro que o tratamento nas orelhas é apenas um detalhe a mais nesse tratamento. A acupuntura realizada no corpo é elemento indispensável a quem realmente deseja fazer uma terapia efetiva e com resultados garantidos.
http://www.acupunturaesaude.com.br/emagrecimento_-_a_magia_de_eliminar_gordura.htm
Acupuntura na Terceira Idade
ACUPUNTURA QUÂNTICA AURICULAR (SEM AGULHAS)
Os idosos eles podem fazer acupuntura?
Ou não existe um limite, ou algo assim?
Bom a resposta é sim, qualquer pessoa pode fazer, em qualquer idade, então até complementando ,do seu primeiro instante de vida até seu ultimo momento você pode fazer acupuntura. Pode até parecer macabro o que eu vou falar aqui, mas hoje a acupuntura é um câncer terminal, eu posso utilizar independente da idade,até pra dar uma qualidade de morte pra pessoa, pra que ela não sinta dor , não sinta desconforto então eu posso beneficiar um paciente extremamente idoso , com uma doença , uma patologia terminal , independente da idade eu posso favorecer com a acupuntura. Idosos procuram só pra dor? Não , idosos procuram acupuntura também ,porque tem sua vida sexual , tem seu apetite sexual. Então eles também nos procuram no consultório hoje pra melhorar , existem idosos hoje na acupuntura até a gente brinca com eles, ‘tem ponto viagra?’ tem. Tem ponto libido, no caso da idosa? Tem também, pode utilizar. Então não tem idade.
http://transamerica.tv.br/Saude/os-idosos-podem-fazer-acupuntura.html
ACUPUNTURA EM GERIATRIA
ACUPUNTURA QUÂNTICA AURICULAR (SEM AGULHAS)
A medicina tradicional chinesa e o envelhecimento bem sucedido
Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento. Segundo o Nei Jing, principal tratado de MTC escrito há cerca de 2500 anos, o homem começa a envelhecer gradualmente a partir dos 40 anos. Para manter a saúde, é recomendado um modo de vida constante e regular com quantidades adequadas de trabalho e repouso, evitar excessos de qualquer espécie (de alimentos, álcool, trabalho, sexo), praticar exercícios adequados à constituição física do corpo, manter o espírito calmo e atitude positiva perante a vida, e estar atento e procurar adaptar-se às mudanças climáticas. Seguindo estes preceitos o indivíduo preveniria doenças, fortaleceria o organismo e poderia chegar até aos 100 anos. Estes preceitos milenares são válidos e atuais até hoje, e são a chave do envelhecimento bem sucedido.
Acupuntura no idoso
Devido ao fato do idoso apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e de, com freqüência, ter mais de uma doença, o médico tende a prescrever maior número de medicamentos. Assim, há maior probabilidade de incidência de reações adversas provenientes de cada uma das drogas, bem como da interação entre elas. Essa é uma das razões porque a acupuntura potencialmente teria um papel importante no tratamento do idoso. Como ela praticamente não tem contra-indicação e tem efeitos benéficos na redução da dor, na ansiedade, no sono, nos sintomas de depressão leve entre outros, possibilitaria ao idoso reduzir a quantidade de medicação, diminuindo também os seus vários efeitos colaterais, como por exemplo a gastrite desencadeada pelos antiinflamatórios, proporcionando ainda uma melhor qualidade de vida
A acupuntura é utilizada há milênios no tratamento de doenças. No idoso, especialmente no idoso frágil, o tratamento por acupuntura tem peculiaridades. Um dos principais preceitos de acupuntura recomenda aplicá-la conforme as condições da pessoa. Idosos frágeis e crianças devem ser agulhados com menor profundidade de inserção e por menos tempo. Estimulação excessiva pode exaurir o paciente. A moxabustão, ou estimulação de pontos de acupuntura através de calor gerado pela queima de uma erva chamada artemísia, pode ser indicada para fortalecer o organismo. Não se recomenda o uso da acupuntura em certas situações extremas, como desidratação, hemorragia severas, nem em pessoas muito debilitadas, famintas ou que comeram recentemente, muito sedentas ou muito assustadas. O idoso pode responder mais lentamente ao tratamento.
A acupuntura hoje é reconhecida como especialidade médica. A medicina moderna tenta desvendar os mecanismos da acupuntura e comprovar cientificamente suas diversas aplicações no ser humano. Em 1997, o National Institute of Health (NIH), o principal instituto de saúde americano, realizou conferência de consenso sobre o uso e eficácia de acupuntura na prática médica reconhecendo sua utilidade como tratamento complementar no manejo de fibromialgia, epicondilite, osteoartrite, lombalgia, síndrome do túnel do carpo, reabilitação de AVC (acidente vascular cerebral), cefaléias, cólicas menstruais, asma, dor dental pós-operatória, náuseas e vômitos pós-operatórios e pós-quimioterapia. Outros problemas como tensão pré-menstrual, rinites, síndrome do cólon irritável, estresse, herpes zoster e neuralgia pós-herpética, hérnia de disco, obesidade e parar de fumar podem ser tratados conjuntamente com acupuntura.
Destacamos três áreas de atuação da acupuntura em geriatria: dor, reabilitação de AVC e terapia adjuvante em doenças diversas, como depressão leve, câncer e doenças respiratórias. Entretanto, sempre é bom ressaltar que é fundamental procurar o diagnóstico ou os diversos diagnósticos pela medicina ocidental e tratá-los devidamente para otimizar os resultados e não mascarar doenças severas.
João Carlos Pereira Gomes, Célia Y. Portiolli Faelli e Hong Jin Pai
http://www.ceimec.com.br/geriatria.htm
Dor nas costas: acupuntura é mais eficaz que tratamentos convencionais
ACUPUNTURA QUANTICA AURICULAR (SEM AGULHAS)INDICADA PARA DOR NAS COSTAS.
Estudo recente realizado pela Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha), demonstra que a acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas.
Segundo a pesquisa, a acupuntura dá aos médicos uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações.
Não só o alívio da dor de coluna, mas enxaqueca e cólicas têm uma ação mais rápida que a alopatia. Isso já é fato consumado.
Dependendo da patologia, a ação de analgésicos e antiinflamatórios não chegam no ponto dolorido. Isso ocorre porque em áreas mais profundas, onde se tem um processo degenerativo, o antiinflamatório não age.
Já as agulhas conseguem atingir com precisão o ponto, e liberam endorfinas - morfina biológica. Isso faz a pessoa tolerar melhor a dor, até alcançar o efeito de analgesia.
Porém o diagnóstico e fundamental, pois cada caso é um caso. Quando se faz um diagnóstico preciso o alívio é imediato.
Independente do local, é feita também a acupuntura sistêmica, aquela que atua diretamente nos meridianos ou "canais de energia" específicos situados ao longo do corpo humano. Ou seja, é feita uma combinação entre as duas técnicas: aplicação das agulhas nos pontos doloridos e acupuntura sistêmica.
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento
por Jou Eel Jia
Assinar:
Postagens (Atom)