sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Diário semanal


Pay Per Riu foi um sucesso, o coquetel oferecido pelo SINPRO tinha muita gente legal, o pessoal estava animado e as risadas foram garantidas. Foi servido espumante, cerveja, refrigerante, frutas secas e salgados tudo bem preparado e gotoso, todos do sindicato estão de parabéns.
O show foi tão legal que merece divulgação, o elenco é formado por Rodrigo Cáceres, Marco Barreto, Dinho Santana, Antônio Celso Jr, Marcos Aguena estão apresentando Vila do Riso, no Villa São Paulo, Av. Prof. Abrão de Morais, 431 todas às terças – feria às 21h.
Antropologia Filosófica me chamou a atenção está semana, estudamos o filósofo do sec XVIII, suas características e mudanças frente ao Iluminismo. Surgiu uma pergunta que foi fundamental para nossa reflexão, Onde estão os filósofos de hoje?
Quem poderia me dizer?
Infelizmente a linguagem do filósofo é muito diferente da linguagem usada na sociedade, então eles se dedicam a pesquisa, elaboração de artigos e livros, palestras e dando entrevistas.

Pessoal, boa semana e sucesso
Para comentários e sugestões entrem em contato pelo email conhecerepoder@gmail.com

Tome nota

A partir das 19h desta quarta, o Sesc Ipiranga recebe o evento Chama Poética - Obras do Vestibular. Com entrada gratuita, o espaço será palco de aulas temáticas sobre livros e autores recorrentes em vestibulares e vestibulinhos. Por meio de fotografia, música e bate-papo, Alex Dias, Fernanda de Almeida Prado e Lula Barbosa contam o universo das obras de uma maneira atraente para o público. Nesta quarta, é a vez da obra Antologia Poética, de Vinícius de Moraes (foto). Na semana que vem, a discussão será sobre Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Local: Sesc Ipiranga
Preço(s): Grátis.
Data(s): 27 de outubro de 2010.
Horário(s): Quarta, a partir das 19h.


Palestra Terça-feira, 26 de outubro às 19h
Tema: Ciclo Filosofia, Arte, Educação - História, Poesia e Drama no Pensamento de Hannah Arendt.
Palestrante: Prof. Dr. Newton Pereira
Unidade: Shopping Market Place
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - Vila Cordeiro - São Paulo/SP
Local: Auditório

Momento pensar – Feuerstein

Importante psicólogo e pesquisador desenvolveu teoria sobre mediação da aprendizagem.

“Quanto mais eficaz for o processo de mediação,
maior será a capacidade da criança de se beneficiar
e de se tornar modificável pela exposição direta ao estímulo”

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conhecer é poder – Dificuldades na escrita da monografia

Durante o processo de elaboração da monografia, as idéias surgem na mente do aluno facilmente. O problema é no momento da escrita muitas vezes a pessoa não tem habilidade para organizar as idéias. A dificuldade é ordenar esse conteúdo e transferi-lo para o papel. Ter o hábito da leitura contribui bastante para a absorção de conhecimento, melhora a redação e estimula o desenvolvimento de ideias. Isso faz com que as ideias que surgem a todo instante sejam aproveitadas e transferidas de imediato para o referido trabalho. A leitura nos proporciona ter a capacidade de adquirir segurança, solidez e discernimento ao expormos o nosso entendimento acerca do que propomos através do resultado de nossos trabalhos de pesquisa acadêmica.
A origem está na educação básica, durante toda vida escolar nos é ensinado a transcrever, reproduzir o texto e muito dificilmente existe momentos que possamos criar. È fundamental que o professor mostre ao aluno a importância de escrever e reescrever um texto dando oportunidade de pensar e repensar, elaborar conclusões, alterar ideias, discutindo com todos, melhorando suas próprias produções. Com o passar dos anos nos tornamos adultos com serias dificuldades de escrita e ao entrar na graduação elas ficam cada vez mais evidentes.
No ensino superior percebemos o quanto nos foi tirado e quanto falta aprender, as ideias surgem com facilidade, mas aquela folha em branco teima em continuar branca. Algumas pessoas até tentam, porém muitas vezes a escrita fica complicada sem definição do objetivo do texto, ficando desanimada.
Principais dificuldades ao escrever uma boa redação são:
- não compreensão do que o tema exige;
- falta de organização das idéias;
- identificação da linguagem adequada;
- coesão;
- coerência;
- sobretudo falta de leitura mais aprofundada e de reflexão, critica e análise

Pessoal este espaço será destinado a vocês, quem tiver algum artigo, texto, poema para compartilhar envie para conhecerepoder@gmail.com, postarei seu texto no blog. Lembrando que o assunto deve ser relacionado com educação.

Cantinho da aula - Texto no tamanho exato

Objetivos:Aprender sobre redução de textos, coesão e hierarquização de informações
Introdução: Oue tal explorar algumas técnicas editoriais para exercitar a concisão textual dos estudantes? VEJA pode ser uma preciosa aliada nesse processo.
Atividades
1ª aula - Divida a turma em grupos e distribua os exemplares de VEJA para que todos possam folhear. Chame a atenção para o conteúdo jornalístico da revista. Ele inclui a capa, o sumário, o editorial, a seção de cartas, reportagens, entrevistas, artigos, resenhas e pequenas notas tudo isso ilustrado por fotos, desenhos, gráficos e infográficos. Se julgar necessário, conceitue esses gêneros.
Explique que os componentes de cada página são harmonizados esteticamente com o objetivo de organizar a leitura e produzir um efeito agradável aos olhos. E os textos, claro, estão entre os itens principais da publicação. Eles são redigidos após cuidadosas apurações e checagens de dados e, antes de ser finalizados, passam por revisões ortográficas e gramaticais igualmente criteriosas.
Peça que os alunos reparem no tamanho de cada texto. Há os que ocupam várias páginas, enquanto outros limitam-se a poucas linhas. Mas nenhum deixa de mandar seu recado. Conte que o destaque dado pelos meios de comunicação às diferentes informações que eles veiculam depende de parâmetros estabelecidos pelos editores e chefes de redação. Cabe a esses profissionais diferenciar, por exemplo, os assuntos que merecem manchete de capa daqueles que podem, no máximo, gerar notícias breves. Ao longo da elaboração de cada número de VEJA, também chega ao conhecimento dos repórteres e seus superiores uma profusão de pautas que, por uma razão ou outra, não entram no produto acabado.
Agora, convide os adolescentes a brincar de jornalistas. Diga que os textos informativos - os ensaios, opinativos, não se encaixam necessariamente nessa categoria - devem responder a cinco perguntas básicas:
Quê? Quais são os acontecimentos a ser relatados?
Quem? Quais são os personagens envolvidos na história?
Quando? Em que tempo se deram os fatos?
Como? De que maneira as ações transcorreram?
Onde? Em que lugar isso ocorreu?
Por quê? Quais as razões desses acontecimentos?
Sugira, então, que as equipes busquem esses dados em textos da revista previamente escolhidos por você. Os jovens deverão transcrever os resultados numa folha de papel.
2ª aula Verifique se todos chegaram às mesmas conclusões ao realizar a atividade da aula anterior. Caso tenham surgido discrepâncias, a que elas podem ser atribuídas? Interpretação equivocada das informações? Imprecisão dos textos? Um debate rápido vai pôr fim às dúvidas.
Em seguida, estimule a classe a editar uma reportagem longa da revista. Providencie cópias desse material e entregue a cada grupo. Desafie-os a reduzir o texto às dimensões de uma página sem imagens (o uso de tesoura e cola é recomendável nesse caso). O título será mantido - ou reescrito, se não couber. Para cumprir a missão a contento, os alunos precisam se valer do bom senso para hierarquizar informações e abrir mão daquelas que consideram menos importantes. Lembre-os que as perguntas fundamentais já mencionadas têm, obrigatoriamente, de ser respondidas.
3ª aula Solicite que, uma vez concluídos, os trabalhos de edição sejam lidos em voz alta. Compare-os e questione os critérios empregados. Que informações foram dispensadas? Até que ponto elas fazem falta para a compreensão do assunto? Que dificuldades a garotada encontrou durante o exercício? Proponha uma eleição, por aclamação, do melhor texto final.
A seguir, complique um pouco mais as coisas: providencie cópias do texto selecionado, repasse-as aos adolescentes e encomende uma nova versão que caiba em meia página. Libere-os para criar outro título.
4ª aula Como ficaram as minirreportagens? Os grupos foram bem-sucedidos na tarefa? Houve alguma necessidade de adaptar parágrafos, frases ou palavras a fim de respeitar as limitações de espaço impostas?
Ensine que esse tipo de atividade é comum no cotidiano de jornais e revistas. E as motivações variam bastante: a notícia envelhece e perde relevância, uma agência de publicidade compra uma fração da página para colocar um anúncio comercial etc.
Oriente a redução definitiva da matéria-prima que os estudantes têm em mãos, propondo que o texto seja transformado numa nota de cinco ou seis linhas que pode ser redigida à mão, para ninguém perder tempo.
Mostre que a concisão envolve duas grandes exigências:
Um razoável nível de conhecimento do tema sobre o qual se discorre facilita a hierarquização dos dados.
Domínio dos recursos da língua, incluindo riqueza vocabular. Porque, entre outras coisas, isso evita repetições monótonas na estrutura das frases e minimiza a redundância de palavras.
Para ir mais longe
Pergunte se a garotada sabe quem foi Mark Twain. Informe que esse romancista americano, nascido Samuel Langhorne Clemens, lançou livros consagrados como As Aventuras de Tom Sawyer e O Príncipe e o Mendigo. De sua atuação no jornalismo (em que recebia uma quantia fixa por palavra grafada), ele tirou uma lição valiosa: Não vou escrever megalópole se eu ganho o mesmo para escrever cidade.

Disponível no site da Revista Nova Escola

Minha biblioteca - dicas de livros



LIVRO: AVICENA - A Viagem da Alma
EDITORA: Perspectiva
AUTORA: Rosalie Helena de Souza Pereira
Do mesmo modo que para os latinos, no mundo islâmico a filosofia defrontou-se com um dos dilemas básicos da Idade Média e procurou elaborar sistemas que pudessem responder à questão que sempre mais atormentou o ser humano, a de sua própria origem. Pois, ao tentar resolver a relação de Deus com sua criação, procura-se, em última instância, resolver o mistério da própria vida.
LIVRO: Mediação da aprendizagem
AUTORES: Sandra Garcia e Marcos Meier
EDITORA: Grafiven
O que diferencia um mediador de um professor? De que forma devemos ensinar nossos alunos para que o 'aprender a aprender' não seja apenas discurso? Como desenvolver a autonomia do aluno? Como interagir com o aluno de forma a potencializar sua aprendizagem? Como incentivá-lo a colocar tudo isso em prática? As repostas não são simples, nem diretas. Este livro apresenta um caminho - a mediação da aprendizagem. As contribuições de Feuerstein e de Vygotsky, dois dos maiores educadores do mundo, fundamentam o processo de mediar, tão necessários nos dias de hoje em que sobram informações, mas faltam o conhecimento e a capacidade de colocá-lo em prática.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conhecer é Poder

A Fundação Itaú SOCIAL está distribuindo gratuitamente 4 livros de histórias INFANTIS, não precisa ter conta no banco...nada...apenas entrar no site e fazer o pedido... SOLICITAR O KIT, mas não pode demorar para fazer o pedido, pq a distribuição será feita enquanto durar o estoque.

Para se inscrever entre no site abaixo, clic em Kit de livros e faça seu pedido.

www.itau.com.br/lerfazcrescer

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diário semanal -


Como não poderia deixar de ser, falarei ou melhor escreverei sobre o dia do professor, dedico as postagens desta semana para nós.
Hoje, terminou a II semana de filosofia na faculdade, com o tema Filosofia Contemporânea e Cristianismo, participou alguns palestrantes de outras instituições enriquecendo o debate em questão sendo muito positivo para este encontro. Para finalizar teve apresentação do coral formado por alunos da UNIFAI, a última música foi È preciso saber viver, que eu acredito ser em homenagem aos professores, afinal nós sabemos viver com muita garra e determinação. Parabéns ao pessoal que organizou a semana de filosofia e também para o coral.
“Toda pedra no caminho você pode retirar”
O SINPRO organizou dois eventos para comemorar uma data tão especial, palestra com Manuel Moran sobre a importância do professor e um show de humor PAY PER RIU que terá como temas as delícias e dificuldades da vida de professor. .
Pessoal, boa semana e sucesso
Para comentários e sugestões entrem em contato pelo email conhecerepoder@gmail.com