quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Diário semanal - Curso Edth Stein e fenomenologia


Acontece está semana o curso sobre a fenomenologia de Edith Stein, pois bem, para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar vou compartilhar um pouco do que aprende.
Edith Theresa Hedwing Stein (1891 — 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Faleceu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.
Especialmente no âmbito filosófico, deixou marcas permanentes de originalidade, ainda muito jovem, se aproximou de Husserl, quando este estava desenvolvendo os princípios da fenomenologia e trabalhou junto com ele os seus textos, se tornando sua aluna e assistente. Teria merecido ser sua sucessora na cátedra, (esta foi tomada porém por Heidegger que se manifestou aquiescente com o nazismo!) superando o mestre, procurou lançar uma ponte entre a filosofia contemporânea, sintetizada na fenomenologia husserliana e a tradição medieval, manifestada pela filosofia de S. Tomás, suplantando a neo-escolástica.
“Fenomenologia deriva das palavras gregas phainesthai que significa aquilo que se mostra, e logos que significa estudo, sendo etimologicamento então "o estudo do que se mostra". Na filosofia de Edmund Husserl é o método de apreensão da essência absoluta das coisas. A fenomenologia tem como objeto de estudo o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas, assim sendo a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. A fenomenologia busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.”
http://www.euniverso.com.br/Oque/fenomenologia.htm

Pessoal, boa semana e sucesso
Para comentários e sugestões entrem em contato pelo email conhecerepoder@gmail.com