sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Força cultural: Setembro com congressos e exposições

Inspirados no desejo do filósofo catalão Raimundo Lúlio (c.1232-1316), que sugeria a instalação de um Fórum Permanente sobre o tema do Diálogo Inter-religioso, os professores Esteve Jaulent (IBFCRaimundo Lúlio) e Harvey Hames (Ben Gurion University of the Negev, Beersheba) decidiram tornar disponível a todos os interessados a bibliografia atualizada sobre o tema, e abrir um fórum para o intercâmbio das novas idéias e sugestões que a este respeito fossem surgindo.

CONGRESSO SOBRE A INTERCULTURALIDADE DEBATENDO O PENSAMENTO DE RAIMUNDO LÚLIO
São Paulo, 20 a 22 de setembro de 2010
Local: Auditório do Instituto Internacional de Ciências Sociais
Inscrições gratuitas

Num mundo em pleno processo de globalização, no qual as diversas culturas vêm se aproximando vertiginosamente, torna-se difícil compreender o “outro” sem entender a sua Religião. Sem querer reduzir as culturas ao seu componente religioso — pois existem povos e nações com distintas confissões de fé —, é correto afirmar que não se pode compreender bem uma cultura quando se desconhecem as Religiões em que esta cultura se apóia.
As religiões históricas — não uma ou outra em particular, mas tomadas em sua generalidade — são anteriores à Filosofia e trazem, cada uma ao seu modo, a solução dos profundos enigmas da condição humana, respondendo às perguntas que durante milênios a humanidade dirige a si própria: o que é o homem; qual é o sentido de sua vida; o porquê do bem e do mal, da dor e do sofrimento; se existe vida após a morte; de onde viemos e para onde vamos. Em suma: as mesmas indagações a que a Filosofia pretende responder.
Contudo, só algumas culturas têm tradição filosófica. Nessas culturas, necessariamente deve aparecer certa inter-relação entre Filosofia e Religião, entre conhecimento e crença. É o caso das culturas alicerçadas no Hinduísmo, no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo. Este espaço virtual tem justamente o intuito de contribuir para o crescimento do diálogo entre elas. Nele se encontrarão Textos e Documentos que mostram o estado atual do Diálogo Inter-religioso, a relação de Instituições e Personalidades que apóiam esta iniciativa, a possibilidade de inscrever-se numa Lista de e-mails, com informações atualizadas sobre o andamentro dos trabalhos e um Fórum de Debate, por meio do qual se poderão formular perguntas aos diferentes consultores.

Maiores informações no site http://www.raimunduslullus.eu/indexpt.htm