sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto interdisciplinar - Cultura: identidade de um povo


Este projeto foi elaborado por mim e pelo meu grupo (Rogério, Cassio, Elenilce) na faculdade, valendo como prova bimestral da discplina Prática de Ensino. A proposta foi criar um projeto interdisciplinar de Filosofia.

Serie: 1º ano ensino médio ensino
Duração: 1 semestre

Objetivos:
1 – Resgatar o sentido do tempo e o valor da memória histórico cultural;
2 – Comparar a realidade sócio /cultural: o ontem, hoje e amanhã;
3 – Despertar no aluno o olhar crítico, sobre a história da sua cidade;
4 – Proporcionar aos alunos contextualização das demais disciplinas.
Justificativa: O projeto visa partir da realidade sócio/cultural dos alunos abordando os diferentes aspectos da cultura de sua cidade com amplitude e profundidade de modo que suscite em cada um o resgate da memória de suas etnias e lhes propicie a valorização do seu povo, da sua história, do seu eu em cumprimento com os objetivos traçados. No final do projeto será organizado uma exposição com o material pesquisado e apresentaçao teatral.
Procedimentos:
Língua portuguesa: Organização de roteiro para entrevistas; Elaboração de questionário; Pesquisa sobre dialetos e elaboração de texto
Sociologia: Pesquisa de campo das diferentes culturas; Identificar o eu dentro da comunidade.
Filosofia: A partir da expressão “conhece a ti mesmo” estudar e analisar textos filosóficos, pois conhecer a cultura é conhecer o próprio homem.
História: Construir “árvore genealógica” a partir da contemplação da sua própria história, visando o resgate de suas etnias ate o parentesco atual; Apresentação da “árvore genealógica” através de mural de fotos.
Geografia: Construção de maquetes de bairros ilustres.
Arte: Elaboração de teatro e apresentação da peça “Conhece tua cultura, conhece a ti mesmo”
Inglês: Disponibilizar textos de diferentes línguas estrangeiras para o trabalho de linguagem, sua aplicação cultural ao longo do tempo.
Matemática: Colaborar com as demais disciplinas utilizando escalas, proporções, extensão territorial, cálculos, gráficos e estatísticas populacionais.
Recursos utilizados: Mapas; transporte; sala de vídeo (DVD, data show, TV, computador, internet, filmadora, maquina fotográfica, gravador); Livros, revistas, filmes; visita monitora
Avaliação: A avaliação do desempenho dos alunos será continua com sínteses bimestrais, observando o desenvolvimento escolar. Auto - avaliação, possibilitando a expressão livre do aluno no final do projeto, abordando suas dificuldades e progressos.