sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como agir quando os pais dos alunos considerados difíceis, mesmo sendo chamados pela escola, ficam indiferentes?

Inicialmente, cabe reforçar que nenhuma família está satisfeita diante de um filho "difícil", mesmo que aparentemente pareça estar. Em geral, os pais já fizeram tudo que sabiam para modificar as coisas e se sentem frustrados. O melhor a fazer é ouvi-los e ampará-los.

De nada adianta chamar os pais para reclamar que a criança é "terrível" ou tentar ensiná-los a educá-la. Esse tipo de conduta não resolverá, pois isso possivelmente já ocorreu e não trouxe resultados efetivos. Portanto, é preciso procurar outros caminhos. Os pais devem, antes de mais nada, saber que existe alguém que compreende o que eles estão passando.

É preciso ainda ter paciência com os que se mostrarem agressivos, pois, com certeza, eles se sentem angustiados em relação a si mesmos, a seus filhos e aos profissionais e estão, portanto, numa posição defensiva.

Quando os pais quiserem conselhos, eles mesmos solicitarão e, quando o professor os der, é importante reconhecer que ninguém realmente tem todas as respostas. O que se pode fazer é apenas concordar em experimentar diferentes estratégias mais coerentes com o desenvolvimento socioafetivo da criança e que atendam às necessidades dela.


Artigo disponivel no site da revista Nova escola