segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Yoga na educação

Ao se falar em yoga na educação, o primeiro questionamento é porque inserir o yoga na educação infantil, que atende a crianças tão pequenas ? O que crianças de 2 a 6 anos podem realizar de produtivo ? Tais dúvidas podem ser respondidas com outra pergunta: Porque não ??
E a razão é muito simples: se a criança pode ir para a escola, passar um período de seu dia aos cuidados dos professores, dividindo espaço com outras crianças, aprendendo que para tudo tem um momento (hora do lanche, do descanso, da tarefa, da brincadeira, etc), que os brinquedos são de todos e inúmeros outros aprendizados muitas vezes difíceis para os pequenos, o yoga me parece algo muito natural.
Nossa sociedade anda saturada não só de gordura trans, mas de excesso de estímulos.Muita informação, muito barulho, muita poluição visual, tudo muito,muito e mais um pouco. Como resultado, estamos oferecendo as nossas crianças este excesso, e por vezes, esquecemos de criar momentos de descanso, quietude e acalanto. Não priorizamos em nossa tumultuada agenda, um tempo para contar estórias, cantar canções de ninar, e brincar com coisas que não precise ligar na tomada.
O curioso, é que isto é que realmente preenche o coraçãozinho das nossas fofuras, e acredite, você não fica mais cansado porque cantou uma canção de ninar. Você se renova, pois seu relacionamento com seu filho evolui no caminho da harmonia.
Neste aspecto o yoga contribui bastante, ao disponibilizar estas vivências para as crianças dentro da escola, local de grandes desafios para elas. O maravilhoso disto, é o fato que os pequenos se tornam multiplicadores desta experiência, e passam a reunir a família para fazer yoga. Papais, mamães, vovôs e vovós, irmãos e irmãs (até as bonecas!), cantaram, respiraram, mexeram o corpo, foram acalentados, deram muita risada e se emocionaram ao ver sua pequena criança brilhando como uma estrela. Ouvi relatos como este inúmeras vezes. Hoje, já consigo sentir, pois o sorriso dos pais ao deixar o filho na escola, e o olhar gentil que me dão conta tudo.
É por tudo isso, e muito mais, que acredito no yoga na educação infantil. Estamos plantando a semente do bem. A boa notícia, é que a colheita começa hoje e nunca termina.
Rachel Monteiro dá aulas de yoga no Colégio Santissimo Senhor, aos pequeninos da educação infantil, há 3 anos e meio.Também é professora de música nas turmas de primeiro ano (fundamental), onde ainda utiliza os recursos do yoga, especialmente no que se refere a respiração. As crianças continuam pedindo para serem acalentadas.
Postado por Rachel Monteiro e Gama Júnior às 11:45