quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crianças tratam lesões causadas por uso de computador e videogame

As clínicas de fisioterapia estão cada vez mais cheias de crianças com problemas causados pela má postura e pelos movimentos repetitivos


Com apenas nove anos e muitas horas de computador e videogames, João Marcelo faz aulas de pilates para tratar uma escoliose, um desvio da coluna. “Eu já cheguei ao limite de sete horas no computador direto”, afirma.
Vítor, de 10 anos, desenvolveu uma hérnia de disco, uma lesão entre os discos que formam a coluna. Por causa disso, faz aulas de reeducação postural. "Eu senti a coluna melhor, o pescoço e agora estou jogando menos no computador”, diz.
Uma clínica de fisioterapia em Salvador, que só recebia adultos e idosos, agora tem crianças como um público cada vez mais comum. Só neste ano, o aumento foi de mais de 100%. “Como eles trabalham muito o corpo de forma concentrada, em movimentos muito repetitivos, essas estruturas, como os tendões e a própria coluna, têm ficado doente", declara Socorro Almeida, fisioterapeuta.
Os fisioterapeutas recomendam passar no máximo uma hora por dia em frente ao computador. Durante este período é importante cuidar da postura.
Ao usar o computador, a criança tem que ficar com a coluna ereta, bem apoiada. Se precisar use uma almofada. "O alinhamento do cotovelo com punho deve ser em 90 graus. É muito importante também que os pés fiquem apoiados, para proteger a coluna lombar e o quadril", diz a fisioterapeuta.
Se for jogar deitada, é importante usar travesseiros para apoiar a coluna e os cotovelos para não forçar a cervical da criança.


http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/criancas-tratam-lesoes-causadas-por-uso-de-computador-e-videogame.html