Este plano de aula propõe uma atividade cujo foco é a Pontuação. Nem sempre os alunos chegam à correção plena dentro do que havia sido proposto. Mas o objetivo não é alcançar a perfeição. O que importa é apresentar questões pertinentes nas situações didáticas, fazendo com que a turma reflita e avance, trabalhando com diferentes gêneros textuais a cada aula.
Ano:3º ano
Tempo estimado: 10 aulas
Introdução: Ensinar a revisar textos é um conteúdo que deve ser tratado desde as séries iniciais. O aluno precisa incorporar tais conhecimentos gradativamente, ampliar e fazer uso deles com o objetivo de deixar seus textos mais comunicativos. Para isso, é necessário que o professor:
• utilize diferentes tipos de textos pertinentes à série, colocando seus alunos em contato com bons modelos;
• selecione em qual aspecto da revisão (coerência, ortografia, acentuação ou aspectos coesivos e de pontuação) o aluno focará a atenção, já que não é possível tratar de todos os aspectos ao mesmo tempo.
O professor deverá orientar o trabalho lançando questões que façam os alunos refletir e avançar, tais como:
• Onde começa e termina a fala de tal personagem?
• Por que você usou este ponto neste lugar?
• O trecho pontuado por vocês está fazendo sentido? Explique o sentido desta frase.
• Faz diferença usar a vírgula ou o ponto neste trecho? Por quê?
Depois, cada agrupamento deve apresentar seu texto pontuado. Trata-se de uma ocasião rica para discutir e refletir, pois certamente surgirão diferentes formas de pontuar. Os alunos terão oportunidade de argumentar a validade ou não de cada trabalho apresentado.
Tradicionalmente, a gramática ensina que a pontuação é um conjunto de sinais que orienta a entonação da leitura em voz alta.
Objetivos: Com esta atividade o aluno deve ser capaz de:
• construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
• perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
• constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
• desenvolver a capacidade de argumentação;
• desenvolver a atitude de colaboração.
Material necessário: lousa e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica) e papel e lápis
Desenvolvimento da atividade:Apresente um texto curto, por exemplo piadas, sem nenhuma marcação gráfica, como ponto, maiúscula, travessão, parágrafo etc.
- Peça aos alunos para que, em grupos (duplas ou trios), marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal;
- Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequada;
- Socialize para toda a turma as diversas possibilidades apresentadas pelos diferentes grupos;
- Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas.
Avaliação:Durante o desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
• utiliza em outros contextos de produção escrita, os conhecimentos que constrói a respeito da pontuação (veja o 1º objetivo);
• usa seus conhecimentos diante do texto para pontuá-lo a fim de atribuir significado a ele (veja o 2º e o 3º objetivos);
• argumenta para defender o seu ponto de vista (veja o 4º objetivo);
• colabora com o grupo (veja o 5º objetivo)
Plano de aula encontrado no site da revista Nova Escola.