Criar blog está na moda, existem vários que tem conteúdos e objetivos riquíssimos. A utilização deles na educação pode criar inúmeras possibilidades, precisando apenas que o professor seja parceiro na idéia. Atualmente o uso desta ferramenta no contexto da educação é mínimo, mas as possibilidades educacionais encontradas nesses blogs são infinitas, podendo não apenas educar, mas aumentar a interação dos professores com seus alunos. A professora Diana Maria Farias Pessoa, mestre em Educação pela UFPE fez uma classificação geral de blogs existentes, são 4 tipos.
1) blogs informativos;
2) interativos/educativos;
3) escolares/educacionais;
4) diversos.
Na interação blog e educação foram encontrados vários fatores que mostra as melhorias positivas para o ensino e aprendizagem. A aproximação entre os alunos e os professores, é um deles, porque possibilita a formação de um vinculo mais forte, devido á troca de experiências em um plano mais descontraído, principalmente se o blog estiver vinculado ao MSN. Devido o aumento da aproximação fica mais fácil para o professor conhecer quais assuntos interessam aos alunos.
Outro fator relevante é a ponte que pode se estabelecer entre os próprios professores na troca de experiências de práticas pedagógicas, como acontece com o grupo professores solidário do qual faço parte. Professores de culturas totalmente diferentes podem interagir e selecionar o que podem trazer de bom para suas próprias práticas pedagógicas, contribuindo para o crescimento profissional dos colegas.
Por fim a publicação dos chamados web fólios que são a divulgação dos trabalhos e pesquisas dos professores e dos próprios alunos nos blogs geram discussões em torno do tema, permitindo que além da comunidade local, muitos possam conhecer seus trabalhos.