sexta-feira, 23 de julho de 2010

Projeto de lei - mudança no ECA

O projeto de lei que trata a mudança no artigo 18 do Estatuto da Criança e Adolescente levantou muitos temas polêmicos, um deles é a interferência do poder público dentro dos lares. O titulo da reportagem na revista Època é “Dar palmada é crime, ignorância e covardia” e da revista Veja é “Palmadinha fora da lei”.
Selecionei os principais trechos da reportagem - Dar palmada é crime, ignorância e covardia.RUTH DE AQUINO - é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro

"Um tapinha, um beliscão. Que mal podem fazer? Educar é dar limites. O limite então seria o da dor? Não é sensato nem inteligente associar palmadas e beliscões à educação dos filhos. O projeto de lei assinado pelo presidente Lula na quarta-feira pune qualquer castigo físico em crianças e adolescentes. Alguns pais e mães se revoltaram. São os que se descontrolam com seus filhos. Eles não querem o Estado legislando sobre como devem se comportar em casa. Só não percebem que o tapa fraquinho um dia será mais pesado, e o beliscão deixará uma marca roxa. Isso não é amor. É mau exemplo."

"O objetivo do projeto de lei é garantir o direito de uma criança ou jovem de ser educado sem uso de castigos corporais, definidos como “qualquer ação disciplinar ou punitiva que resulte em dor”. Caso seja aprovado pelo Senado, pais como João Lopes serão considerados infratores se as palmadas forem comprovadas. As penas são advertência, cursos de proteção à família e tratamento psicológico. O projeto criou polêmica. Segundo muitos pais, não leva em conta que cada caso é um caso. Pessoas de bem não querem machucar seus filhos. Mas machucam, física e emocionalmente."

"Sou a favor do projeto de lei – mesmo sabendo que não há como descobrir o que pais e mães fazem entre quatro paredes."