Conheça sua clientela era a frase que mais ouvi na faculdade de Pedagogia. Quando comecei o curso sempre tinha um professor que falava - antes de mais nada conheça sua clientela - no início não entendia muito bem o que aquilo queria dizer, afinal como iria lecionar para alunos sem conhece – los, seria impossível, mas hoje tenho total idéia da importância de se conhecer o aluno.
Pense quantos tipos ou estilos de aprendizagem há em sua sala de aula? Ninguém é igual a ninguém. Não existe um modelo de criança, existem alunos altos e baixos, loiros e morenos, gordos e magros. Alguns conhecem o mar, outros o mato, ainda há aqueles que nunca saíram da cidade que nasceu. Sem falar das diferenças interiores estudantes introvertidos e se dão bem fazendo trabalhos manuais, outros são mais elétricos e precisam de agitação, lembrar também dos sensíveis e dos pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, os lentos e os rápidos.
Tudo é uma questão de respeitar as diferenças, porque cada sujeito tem uma história particular e única, formada por sua história de vida embasada em uma estrutura biológica, psicológica, social e cultural, não há certo ou errado, melhor ou pior.
Se a prioridade é conhecer a clientela, então, a escola deve possibilitar que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades, respeitando as diferenças usando estratégias de aprendizagem diferentes. Como na vida fora da escola, dentro dela os alunos não devem ter privilégios de acordo com suas habilidades e qualidades.
O ideal é que façam parte da rotina diária de um aluno: trabalho em grupo; trabalho em dupla; trabalho individual.
O mesmo vale para os espaços: no pátio; no laboratório; na sala de aula etc.
E também com materiais pedagógicos que explorem todos os sentidos: massinha; tinta; argila; jogos didáticos e esportivos; maquetes; música; dança etc