sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sequência didática


Mais uma vez lembrando á todos que muito em breve teremos a Bienal do Livro em São Paulo. Dando continuidade aos artigos sobre leitura e a importância de trabalhar com textos de qualidade, escolhi o tema sequencia didática para esta semana.
O que seria então? É um conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo, sem que necessariamente tenha um produto final.
Qual duração teria? Não teria um tempo determinado pode ser de dias a semanas, sendo que algumas podem ser elaboradas para durar o ano todo, seria definido de acordo com as necessidades da classe ou na elaboração do planejamento.
Esta atividade garante um desenvolvimento que respeita o objetivo a ser alcançado, apresenta desafios cada vez maiores aos alunos, permitindo a construção do conhecimento. São ideais para leitura de diferentes exemplares de um mesmo gênero, ou diversos textos sobre um tema, também ajuda bastante na hora de trabalhar com obras variadas de um mesmo autor.
O professor deve estar atento na elaboração do planejamento se a instituição tem um projeto ligado á leitura deve – se trabalhar com o tipo de texto antes. Assim, pode unir o projeto e a sequencia didática, exemplo, para confeccionar um folheto precisa levar para sala de aula atividades com textos informativos.