quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como organizar a rotina de estudo dos filhos

Seu filho está apático em relação aos estudos, tente descobrir o que pode estar acontecendo. O estudo deve estar relacionado com algo prazeroso, por exemplo, Livros de histórias infantis, gibis, jogos lúdicos, documentários.
Existem também outros fatores que favorecem como o ambiente de estudo ele é muito importante. Em casa, a criança deve estudar em um ambiente favorável, deve ser em um espaço adequado e específico, sendo usado diariamente. A Iluminação e a cadeira devem ser apropriadas. O fundamental é que seja um lugar tranqüilo, sem nada que possa distrair a atenção.
O material escolar deve estar em ordem. Os livros, dicionários, computador, canetas, lápis, borracha, cadernos, papel para rascunho e um cesto de lixo. Ao finalizar o estudo deve guardo – los em um local adequado. O papel de cuidar e conservar deve ser da criança mantendo tudo organizado.
A hora de estudar deve ser sempre a mesma, havendo assim uma rotina na vida do estudante. Não existe um horário ideal, pesquisas demonstram que os melhores horários são pela manhã, no fim da tarde ou início da noite. Não é aconselhável fazê-lo logo após as refeições.
A criança deve ter gosto natural para estudar, caso isso não ocorra descubra ferramentas que podem tornar este momento mais agradável, lembre – se nada de usar a força. O uso correto do computador pode ajudar muito, é um acessório que as crianças adoram usar. Canetas e objetos temáticos podem ser peças que ajudem a criança a gostar do momento do estudo. Ter o estojo, caderno, mochila com seu personagem preferido estampado também é uma boa saída para motivar o estudo.
Outra coisa, diga que seu material reflete quem ele é. Um material desleixado, folhas sujas, dobradas são uma péssima apresentação. Elogie sempre que perceber que ele se esforçou para manter tudo em ordem.
A presença e participação dos pais ajudam na motivação da criança, mostrar interesse pelas descobertas, estar pronto para ouvir sobre o que aprendeu e o seu dia na escola, suas atividades, o incentive com elogios e outras informações. A participação nas reuniões escolares possibilita um melhor acompanhamento escolar, então não deixe de ir.
Organize o dia de seu filho, as crianças também devem ter rotina, isso as deixam mais calma, pois sabe que após o horário do estudo, vem outras coisas, inclusive brincar. Mesmo porque brincando também se aprende. Divida o dia dela com todas as atividades, horário para ir à escola, fazer as tarefas, ler algum assunto de seu interesse, assistir TV, tanto para diversão como para adquirir mais conhecimento, brincar sozinho e com outras crianças. Todas atividades trazem conhecimento, o que se aprende na escola é apenas uma parte.