quinta-feira, 29 de julho de 2010

Enfoque educacional é novidade na Bienal 2010


A Bienal de São Paulo é considerada uma das mais importantes do mundo, junto com Veneza são antigas e tradicionais, trazendo para o Brasil um prestigio muito grande. A 29ª edição estará aberta de 25 de setembro a 12 de dezembro ao público, trazendo novidades para área educacional, interagindo arte e educação através da relação, afinal, arte é relação, educação é relação.
Pela primeira vez a exposição tem a figura da curadora educacional, notando a necessidade de desenvolver um trabalho mais direcionado a educação e ao professor foi criado um projeto para melhorar o enfoque dado ao assunto, para isto foi elaborado material próprio, cursos de formação, simpósio para debates e datas específicas para visita dos professores sem os alunos.
Os cursos de formação de professores têm um cuidado especial, foram divididos em três partes um encontro para apresentação do projeto, outro encontro para visitar a exposição e por fim visita monitora com os alunos.
O material educativo é riquíssimo, dentro de uma caixa vem o caderno do professor, fichas de apresentação dos artistas com biografia, trabalhos e algumas dicas de atividades, cartazes, fichas de apresentação dos terreiros (espaços para reflexão dos visitantes) e um jogo.
Esta semana estive no curso de formação, gostei muito do que vi o material e bastante aberto á adaptação dando autonomia para quem vai usa – lo e caso algum colega tenha interesse é só entrar em contato pelo email educativo@fbsp.org.br ou WWW.fbsp.org.br/educativo.
As vagas para visita direcionada aos professores são poucas, entrem em contato logo.
Calendário
20 de setembro de 2010
9 às 17h - Pré-abertura para imprensa
21 de setembro de 2010
9 às 17h - Imprensa
19h - Pré-abertura para convidados
22 a 24 de setembro de 2010
19h - Abertura para convidados
22 e 23 de setembro de 2010
Manhã e tarde - Professores (Programa Educativo)
25 de setembro de 2010
10h - Abertura ao público
12 de dezembro de 2010
Encerramento
Horários de funcionamento
De 2ª a 4ª feira: das 9 às 19h.
5ª e 6ª feira: das 9 às 22h.
Sábado e domingo: das 9 às 19h.
Entrada gratuita